5 problemas de saúde que a falta de higiene bucal pode gerar

Atendimento por Whatsapp

A falta de higiene bucal pode ser a grande vilã em uma série de problemas. Além do temido mau hálito, ela é capaz de provocar desde problemas estéticos (que, por sua vez, acarretam em questões psicológicas) até sérias questões de saúde. Por isso, o alerta é sempre importante.

O grande risco se dá pelo fato de boca ser uma verdadeira porta de entrada para as bactérias. Quando negligenciamos a higiene bucal, os microrganismos conseguem acesso a nossa corrente sanguínea e, a partir dela, a outros órgãos.

Separamos abaixo os cinco problemas de saúde que podem ocorrer advindos da falta de higiene bucal. Confira o alerta!

Jovem homem caucasiano segurando um enxaguatório bucal comemorando uma vitória ou sucesso Foto Premium

Problemas cardíacos

Sim, a falta de higiene bucal pode levar a problemas sérios do coração. De acordo com estudos, pessoas que possuem periodontite (doença também resultante da falta de higiene bucal, da qual falaremos abaixo) acabam se tornando vulneráveis a problemas cardiovasculares tais como infarto, derrame, aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas) e outras complicações causadas por coágulos formados na corrente sanguínea.

Caso exista um quadro de periodontite, é imprescindível que pacientes entubados recebam tratamento dentário, a fim de evitar a proliferação de bactérias na boca e o agravamento do estado de saúde.

Halitose

A halitose, a qual nos referimos como mau hálito, é uma questão bastante comum enfrentada por pessoas que negligenciam a higiene adequada dos dentes e da boca. Ela surge devido ao acúmulo de placas bacterianas, que causa odores desagradáveis.

E o problema vai além do cheiro: o paciente pode apresentar irritações em toda a área bucal, elevando assim o risco de desenvolver outras doenças – já que a boca que não é devidamente higienizada acumula diversos microrganismos.

Periodontite

A periodontite, que citamos acima, é uma doença caracterizada pela inflamação dos ligamentos e dos ossos que oferecem suporte ao dentes. Ela constitui um agravamento da gengivite (a inflamação e infecção das gengivas) e pode levar ao o amolecimento e até à perda dos dentes.

Quadros graves dessa doença podem resultar em complicações como embolias pulmonares, derrames e até mesmo perda da visão.

Cárie

No momento em que restos de alimentos ficam em contato com os dentes por algum tempo, como resultado da falta de escovação ou uso do fio dental, o ambiente se torna propício ao surgimento da cárie.

Além de atrair bactérias, os resíduos favorecem a produção de ácidos, que podem estragar a estrutura dos dentes. Se não for tratada devidamente, a cárie pode evoluir para quadros mais graves, tais como a formação de abscessos, inflamações e a morte da polpa dentária.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação ocorrida gengiva pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando não removida, essa placa endurece e forma o tártaro, com capacidade para danificar a estrutura que sustenta os dentes.

Ela ainda pode evoluir para a periodontite e causar os problemas que já mencionamos anteriormente.

A importância da limpeza não pode ser ignorada. E se você tiver alguma questão que precisa ser tratada, entre imediatamente em contato com nossa equipe e marque uma consulta com um profissional. 

Preencha seus dados e prossiga x