5 sinais de que você está com bruxismo e não sabe

Atendimento por Whatsapp

Embora o nome seja peculiar, o bruxismo é uma situação muito comum e pela qual muita gente passa. Diz respeito a um problema que acontece ao ranger os dentes repetidamente, principalmente ao dormir, e que causa muita dor e uma série de questões de saúde – que, vale dizer, não se limitam à bucal.

O bruxismo possui tratamento. O problema é que muita gente demora a identificar o problema, atribui as dores e demais sinais a outras questões e, quando se dá conta, já está em uma situação agravada.

Por isso, confira abaixo 5 indícios de que você sofre de bruxismo.

1. Dor de cabeça que vem da mandíbula

Pessoas que sofrem de bruxismo rangem muito os dentes ao dormir. Por isso é muito frequente acordar com sensação de peso no rosto e a mandíbula exausta. Isso comumente provoca dores de cabeça ou no pescoço que podem ser bastante severas. É comum que isso seja atribuído a questões como a postura ou até mesmo ao travesseiro. Avalie se a sua mandíbula dói acordar, ou se você sente essa espécie de peso que reflete em dor nos ombros, coluna ou cabeça.

2.  Estresse

Muitos acreditam que as pessoas ficam estressadas por ter bruxismo. Saiba que essa relação pode ser contrária. Na maioria das situações, o bruxismo é uma forma que o corpo encontra de lidar com situações de tensão. Se você está constantemente estressado e nervoso, pode acabar descontando isso nos dentes.

3. Alertas de quem convive com você

Esse é um dos sinais mais evidentes de que você tem bruxismo. Pergunte para as pessoas que moram com você se você faz barulhos de ranger os dentes ao dormir e se a sua mandíbula se movimenta em excesso. Não negligencie nenhum alerta, caso contrário, o seu bruxismo pode acabar passando despercebido.

4. Dentes danificados

A fricção entre os dentes feita por quem tem bruxismo pode ser bastante intensa e causar danos de diferentes maneiras. Analise o aspecto de seus dentes. Eles possuem áreas com o esmalte desgastado? Você sente dor de uma forma peculiar?

Quem sofre de bruxismo pode inclusive fazer com que os dentes se tornem mais soltos e sofram fraturas mais facilmente. Se você sentir qualquer alteração estranha, procure um dentista e peça que avalie a sua saúde bucal.

5. Dor muscular próxima à mandíbula

Sabe aquelas vezes em que você mastiga algo muito duro ou então repete a mastigação diversas vezes e acaba sentindo uma espécie de exaustão na mandíbula? Isso pode levar à dor, e é exatamente o que acontece quando se tem bruxismo. Se essa dor muscular acontece quando você acorda, pode ser um forte sinal de bruxismo.

E aí, qual a sua avaliação? Você se identificou com algum dos pontos levantados acima? Se a resposta for sim, está na hora de procurar um dentista. Só ele poderá avaliar com certeza se você está sofrendo de bruxismo e orientá-lo para acabar com essas dores e desgaste nos dentes. Marque seu horário na Clinodente!

Preencha seus dados e prossiga x