Aparelho dental colorido: por que usar?

Atendimento por Whatsapp

O uso do aparelho ortodôntico ainda enfrenta alguma resistência de uso, principalmente entre crianças e adolescentes. Não raro, as pessoas têm receio de comprometer o visual por conta do aparelho. Mas para quem tem indicação do dentista, não usar pode comprometer seriamente a saúde bucal e trazer muitos problemas a longo prazo.

Por isso, as borrachinhas são um excelente artifício. Elas servem de motivação para a aceitação do aparelho ortodôntico e, além de oferecer apoio estético, são parte fundamental do tratamento.

Quando coloridas, trazem diversão à parte visual, tornando o uso do aparelho mais agradável e bonito. No consultório, não é incomum o dentista perguntar “qual será a cor de hoje”?

Elas podem ser temáticas – as azuis, verdes e amarelas são sucesso em época de futebol -, combinar com o tom da pele ou apenas refletir a personalidade de quem usa.

A função das borrachinhas

Mas afinal de contas, o que são essas borrachinhas? Para que elas servem?
Esses elásticos são os responsáveis por uma uma das principais funções do aparelho ortodôntico, já que permitem a ativação da movimentação dos dentes. Assim, o que fazem objetivamente é prender ou ligar as partes do aparelho, pressionando o fio metálico ortodôntico nos bráquetes. A partir disso, fazem com que ocorra a movimentação correta de todos os dentes.

Diversão no sorriso

Das mais claras às mais escuras, os dentistas possuem diferentes cores de borrachinha para cada gosto e personalidade.

E tudo é permitido: usar várias cores de uma só vez, uma só cor, diferentes combinações de acordo com seu time ou qualquer outra coisa que a imaginação permitir. A única regra, aqui, é trazer o seu gosto estético para o sorriso.

A frequência com que a borrachinha precisa ser trocada também facilita que não haja espaço para tédio: nos aparelhos ortodônticos convencionais, a manutenção deve ser feita uma vez ao mês. Por isso, fica fácil personalizar o aparelho dentário e experimentar diversas combinações.

Para quem precisa usar aparelho metálico e prefere opções mais discretas, os dentistas indicam o cinza.

Há também os clássicos, como o preto, rosa, azul e branco. Todas as cores estão disponíveis em diversos tons.

Com as mais claras, como o rosa bebê, branco, azul bebê, amarelo claro, verde claro, é preciso um pouco mais de cuidado na hora de alimentação. Quando utilizadas, o conselho é reduzir o consumo de alimentos com muito corante ou pigmentados em excesso, como cafés e refrigerantes.

E na hora de limpar?

As borrachinhas precisam ser higienizadas todos os dias, em todas as escovações e com a utilização de uma escova interdental. Essa limpeza deve ser feita com movimentos leves, para evitar danos ao aparelho.

Não se pode esquecer também de lançar mão do fio dental também, já que a sujeira entre os dentes é a principal causa de tártaro e cárie, o que pode causar mau hálito.

E vale lembrar: jamais remova ou insira suas borrachinhas sem o auxílio de um ortodontista.

Precisa de uma consulta de avaliação? Entre em contato conosco e agende o seu horário!

Preencha seus dados e prossiga x