Aparelho dentário causa mau hálito?

Atendimento por Whatsapp

Você tem impressão de que passou a ter mau hálito depois de colocar o aparelho ortodôntico? Infelizmente, não está sozinho e sua impressão não o engana. Essa é uma causa muito comum da chamada halitose, que é esse odor desagradável persistente no ar exalado e que, em cerca de 90% dos casos, têm origem bucal.

Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Halitose com mais de 250 jovens de 12 a 19 anos, 37% deles indicaram ter problemas de halitose. Dentre esse percentual, 21% relataram que o mau hálito iniciou logo depois o início da utilização do aparelho ortodôntico.

Isso acontece porque o uso de aparelho acaba dificultando a higienização correta dos dentes, além de provocar a descamação da mucosa bucal, que também pode estar relacionada ao mau hálito e costuma ser a causa de uma série de relatos de má oclusão.

Por que isso acontece?

O aparelho fixo, que possui bandas, braquetes e arcos, acaba criando muito mais áreas nas quais é mais fácil de o biofilme bacteriano – o principal causador de doenças periodontais, halitose e cárie.

Outra possível causa do mau hálito em quem utiliza aparelho ortodôntico é a saburra lingual, uma camada branca que se forma na parte de trás da língua e, como resultado, exala odor. Nesses casos, ele pode se formar em maior quantidade por causa da descamação provocada pelo aparelho nas mucosas jugais, que se localizam na parte interna da bochecha. Caso o paciente seja um respirador bucal, a saliva diminui, levando ao ressecamento e à descamação epitelial.

O que fazer

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que fazer a higiene bucal quando se usa aparelho ortodôntico fixo é bastante diferente. Além de uma escovação impecável, utilização diária do fio dental e do limpador de língua, é preciso fazer o tratamento ortodôntico sempre com o acompanhamento do dentista para que ele faça limpezas periódicas, evitando o acúmulo de alimentos no aparelho e a formação de biofilme nos dentes.

Além disso, existem alguns itens que podem facilitar a limpeza correta de dentes e também do próprio aparelho: a escova de cerdas macias, o passa fio – uma espécie de agulha plástica que serve para guiar o fio dental na passagem entre os dentes por baixo do fio ortodôntico, fio dental e limpador de língua –, e uma escova interdental do tipo unitufo.

Outra medida importante para quem tem halitose é a ingestão de muita água. Isso porque a desidratação levas glândulas salivares a não produzirem a saliva, que é responsável pela limpeza da cavidade bucal. Isso pode provocar a hipossalivação, que é quando a saliva fica viscosa e causa maior acúmulo da saburra lingual.

O estresse também deve ser evitado. Ele libera no corpo adrenalina e cortisol, que impedem o funcionamento das glândulas salivares e aumentam a saburra lingual. Aposte na prática de exercícios físicos para reduzir o nível de estresse.

Se você utiliza aparelho ortodôntico e não está conseguindo controlar o mau hálito, entre em contato com nossa equipe e marque uma consulta para que possamos avaliar o que está acontecendo e como resolver o seu problema.

Preencha seus dados e prossiga x