Avaliação dentária: o que esperar durante a consulta?

Atendimento por Whatsapp

É normal, porém não correto, que as pessoas visitem o dentista apenas em casos de dor ou desconforto. Em algumas situações, elas também já vão prontas para algum tratamento estético específico. Mas não é assim que deveria funcionar.

É essencial que se façam visitas de rotina ao consultório do dentista, pelo menos, a cada seis meses. Isso porque você pode estar com problemas dentários ou bucais que não apresentam sintoma algum, embora evoluam silenciosamente, podendo causar dores graves.

Não há razão para medo. Geralmente, em uma consulta de avaliação dentária não é realizado nenhum procedimento. Ela serve apenas para que o profissional analise a situação de sua saúde bucal e investigue possíveis problemas que você possa estar enfrentando. Depois, juntos, vocês irão avaliar as opções de tratamento disponíveis.

Por que é importante

Essa avaliação é importante não só para o paciente, que conhecerá o profissional e a estrutura da clínica, mas também para o dentista. Ele fará uma análise precisa da saúde bucal para determinar quais os tratamentos mais indicados para aquele estágio.

Mas como se dá essa consulta?

Embora você possa já estar ciente de seu problema, um novo dentista irá sempre avaliar as opções disponíveis para intervenção caso haja algum problema em curso. Ele precisa disso para assegurar-se de que fará o melhor por sua saúde bucal.

É uma visita rápida: uma avaliação não costuma levar mais do que 15 ou 30 minutos. É um espaço de diálogo aberto, no qual você precisa falar do que lhe incomoda, tirar todas as suas dúvidas e avaliar o atendimento e a infraestrutura oferecida.

Por que fazer?

Confira algumas razões pelas quais fazer uma avaliação odontológica:

    • Para conhecer o espaço e a estrutura da clínica;
    • Para conversar com o especialista ideal para o seu caso.;
    • Para obter um diagnóstico preciso e confiável sobre sua saúde bucal;
    • Para entender medidas importantes de cuidado, prevenção e tratamento;
    • Para tirar todas as suas dúvidas;
  • Para avaliar a necessidade de uma limpeza bucal, feita com bicarbonato ou por meio da raspagem de tártaro.

Todos devem fazer?

É comum que pessoas que escovam os dentes de forma correta e usam fio dental religiosamente acreditem que não precisam consultar o dentista. Mas todos, sem exceção, devem fazer consultas periódicas, por mais perfeita que acreditam estar sua saúde bucal.

Apenas o profissional habilitado poderá avaliar perfeitamente o estado não só de seus dentes, mas também da mucosa, gengiva e língua. Isso é muito importante porque nem todos os problemas são visíveis a olho nu ou de forma leiga. Às vezes, exigem um olhar mais cuidadoso ou, até, que se lance mão de ferramentas específicas.

Caso tudo esteja 100%, é normal que se indique uma limpeza eventual e preventiva. Ela só fará bem para sua saúde e estética.

Você está a muito tempo sem consultar um profissional da odontologia? Sente medo ou acredita que está com algum problema? Marque uma avaliação dentária com um de nossos profissionais. Será um prazer apresentar a você nossas instalações, infraestrutura e equipe, que fará o melhor possível por sua saúde.

Preencha seus dados e prossiga x