Bandas e tubos do aparelho dentário: qual a diferença entre eles?

Atendimento por Whatsapp

O momento de colocar aparelho ortodôntico é repleto de dúvidas. Primeiro, você precisa passar pela avaliação de um excelente profissional especialista que irá avaliar a situação dos seus dentes e identificar os problemas a serem resolvidos. Se o seu caso exigir a colocação de aparelho, serão apresentadas algumas opções entre as quais você irá escolher e, a partir daí, junto com o seu dentista, você seguirá o melhor caminho em busca de um sorriso saudável e esteticamente agradável.

Mas as dúvidas em torno do tratamento provavelmente não irão terminar na primeira consulta. Uma delas, bastante comum, diz respeito à colocação das bandas e aos tubos do aparelho dentário. Afinal de contas, qual é a diferença entre eles? Para que serve cada um? E como é colocado? Siga conosco para descobrir.

As bandas ortodônticas

Também chamadas popularmente de anéis, as bandas ortodônticas são aquelas pecinhas metálicas que são fixadas nos seus dentes para que o especialista em ortodontia consiga anexar acessórios necessários ao tratamento, tais como braquetes, tubos, botões e ganchos, entre outros.

Esses anéis ou bandas serão os responsáveis por segurar o acessório. Tratam-se de hastes metálicas, feitas com aço inoxidável e resistente à deformação e colocadas principalmente em torno dos primeiros e segundos molares, tanto superiores como inferiores.

As bandas podem ser se diversos tamanhos. Antigamente, elas costumavam ser motivo para temor dos pacientes. É que, naquele tempo, não possuíamos, na ortodontia, a resina adesiva que é utilizada no esmalte dentário. Sendo assim, cada uma das peças do aparelho ortodôntico, chamadas de bracket, eram soldadas às bandas metálicas, que por sua vez eram cimentadas nos dentes. Hoje, com as resinas adesivas, basta colar o bracket no esmalte dentário, o que traz muito conforto ao paciente, além de contribuir para a higiene e agilidade do tratamento.

Os tubos

Os tubos são acessórios ortodônticos que instalamos nos primeiros e segundos molares. Eles podem ser colados diretamente nos dentes dos pacientes ou, ainda, soldados sobre as bandas ortodônticas. A função deles é semelhante a dos braquetes, mas neste caso podem existir um ou mais espaços destinados a colocação de outros tipos de aparelhos.

Via de regra, os tubos têm sido diretamente colados nos dentes molares, sem o suporte da banda metálica. Quando isso é feito com resinas de alta qualidade, também gera maior conforto ao paciente e facilita a higiene.

Ah, e aqui vai uma dica: é necessário prestar muita atenção aos cuidados com a higienização de acessórios ortodônticos como os tubos. Como eles possuem a tendência de acumular alimentos, podendo causar cáries e tártaro.

Peça ajuda!

Ficou com alguma dúvida a respeito das bandas e dos tubos do aparelho dentário? Precisa descobrir se o seu caso exige o uso de aparelho, por quanto tempo e como será o tratamento? Marque um horário com nossos especialistas. Iremos te auxiliar a tomar as melhores decisões de forma segura e ágil para o seu tratamento. Afinal, na Clinodente é sempre um prazer cuidar do seu sorriso.

Preencha seus dados e prossiga x