Boca saudável: O que preciso fazer?

Atendimento por Whatsapp

Manter seus dentes e boca saudável é uma questão de saúde. Não apenas saúde bucal, mas de modo geral. Muitas doenças podem originar da boca, e é fundamental que dediquemos o cuidado necessário.

Por isso, hoje, junto com os nossos especialistas, separamos algumas dicas cruciais para quem quer manter sua boca saudável. Quer conferir? Então siga conosco neste texto que preparamos para você!

Controle a placa bacteriana

Grande parte das recomendações de higiene oral têm por objetivo o controle da placa bacteriana. Ele é determinante para a sua saúde e, a partir desse controle, a possibilidade de muitas doenças é afastada.

A escovação

Ainda precisamos falar: é necessário escovar os dentes, pelo menos, três vezes por dia ou após cada refeição. Tenha certeza de usar uma escova de dentes adequada para a sua boca e seus dentes – a sua deve ser mais macia ou mais firme? – e peça ao dentista também recomendações sobre o melhor enxaguante bucal e a melhor pasta de dentes para o seu caso. Ele irá orientá-lo de acordo com as suas necessidades específicas.

Suplementação de flúor

Confira com o dentista se é necessário para o seu caso lançar mão de alguma suplementação de flúor. Ela pode ser necessária em algumas situações, como, por exemplo, para pessoas com alta tendência para a cárie dentária. Os elixires de flúor são extremamente eficazes, mas antes de utilizá-los, é preciso consultar o dentista para saber se você pode.

O fio dental

A utilização do fio dental ou fita dentária não é dispensável para ninguém. Os espaços entre os dentes são zonas que acumulam restos alimentares e, por isso, facilitam o aparecimento da placa bacteriana. Também é bastante comum que a escova seja menos eficaz nesses espaços. Por isso, é sempre necessário usar o fio dental ou fita dentária, junto a todas as escovações.

Remoção de placa bacteriana

Em alguns casos, pode ser necessário lançar mão de recursos para remoção de placa bacteriana, para além da escova e do fio dental. Quem possui um espaço maior entre os dentes pode precisar dessas alternativas. Para saber qual a melhor para o seu caso, consulte o dentista.

Mantenha uma alimentação saudável

Esse é um ponto fundamental, e indicado não só para a sua saúde bucal, mas de todo o corpo. O excesso de açúcar, por exemplo, pode ser extremamente danoso.

Busque uma alimentação balanceada, livre de exageros, sobretudo em relação à frequência com que você utiliza açúcares.

Mantenha em dia as visitas ao dentista

Precisamos vigiar nossa saúde bucal de perto. Por isso, faça visitas frequentes ao dentista para despistar o aparecimento de possíveis doenças orais.

Além disso, caso seja indicado algum tipo de tratamento para o seu caso, não o adie. É importante que sigamos à risca as recomendações do especialista. Porque, às vezes, basta um curto período de tempo para que o seu quadro se agrave.

Quer consultar um especialista e conferir se algo precisa ser feito para manter a sua saúde bucal? Entre em contato com nossa equipe. Será um prazer cuidar de você!

Preencha seus dados e prossiga x