Qual a função da borrachinha do aparelho

Atendimento por Whatsapp

Hoje existem vários tipos diferentes de elásticos, entenda sua função

Muitas pessoas não sabem para que servem as borrachinhas do aparelho fixo. Além de dar um toque especial ao sorriso de metal, os elásticos também prendem o fio ortodôntico no braquete (brackets).

Conforme especialistas o dente precisa se movimentar conforme a direção e força empregada (do fio com o braquete).

Sendo assim, o papel das borrachinhas é segurar o arco ortodôntico aos braquete (os pequenos quadradinhos colados em cada dente).

Troca da borrachinha do aparelho

Atualmente existem vários elásticos com espessuras e tamanhos diferentes. Na realidade as funções podem ser para fechar a mordida, fechar espaços, para movimentações ortopédicas, entre outros.

Os elásticos coloridos são finos e são utilizados para dar força para as bandas em volta dos braquetes. As opções com cores mais discretas como o bege possui uma força maior, pois são espessos e grandes.

A troca da borrachinha do aparelho mais fina (colorida) precisa ser feita pelo menos uma vez no mês. Cada elástico possui uma função e objetivo específico em um tratamento ortodôntico. Portanto, conforme a força e distância são definidas o elástico, por isto apenas um dentista ortodontista sabe prescrever a utilização dos elásticos.

Para evitar problemas no tratamento procure fazer a troca somente no consultório. Ao fazer sozinho, o paciente pode correr o risco de danificar o aparelho e alterar a pressão exercida pela borrachinha. Inclusive conforme o movimento que o ortodontista faz, ele pode retardar ou alterar o tratamento ortodôntico.

Neste caso o paciente pode apenas escolher a cor da ligadura elástica. No entanto, em um mês é possível que as borrachinhas fiquem amareladas. Para lidar, procure mudar os hábitos e evite os alimentos condimentados e bebidas com corantes, como vinho, café, chá, refrigerantes.

Para quem não consegue evitar, pode consumir com moderação ou então fazer a ingestão com canudo, para que não ocorra a ligadura elástica.

Atenção à borrachinha do aparelho

Algum período atrás estava na moda usar borrachinhas multicoloridas com tamanhos e formas diferentes. No entanto, estas peças eram trocadas aleatoriamente sem cuidado ou prescrição do dentista.

Todavia este uso pode causar movimentos excessivos e até mesmo perdas dentárias. Quando uma força é inserida no dente pode ocorrer um machucado interno, que causa a reabsorção óssea.

Diante disso, os profissionais por meio dos estudos científicos, tem conhecimento sobre a força certa para que possa realizar o movimento.

Somente o dentista sabe o tempo que deve esperar para que ocorra a remodelação óssea. Se isto não acontecer o paciente não vai ter o tempo para que ocorra a cicatrização do machucado e consequentemente pode perder o dente.

Neste caso é fundamental recorrer a um profissional para lhe auxiliar. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a borrachinha do aparelho deixe nos comentários e agende sua avaliação.

Preencha seus dados e prossiga x