Com o envelhecimento, podemos perder os dentes?

Atendimento por Whatsapp

Não! Isso é mito! A perda dos dentes não vem como consequência do envelhecimento, mas sempre das condições de sua saúde bucal: problemas gengivais, traumas e cáries não tratados ou até situações genéticas.

A situação de seus dentes no envelhecimento vai depender da maneira como eles foram cuidados ao longo da vida. Diferente do restante do corpo, os dentes não envelhecem se forem cuidados.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a maior parte das pessoas acredita que perder os dentes é uma consequência natural da idade. Isso acaba sendo um problema, porque muitos deixam de cuidar devidamente de sua saúde bucal imaginando que estão apenas lidando com o envelhecimento.

É normal, embora errôneo, que façamos essa associação. O edentulismo (ausência de dentes) não possui relação geracional. Você pode ter dentes lindos e saudáveis independentemente da sua faixa etária.

Previna com os cuidados necessários

Aliás, as perdas dentárias podem resultar em problemas graves. Elas afetam tanto a digestão de alimentos quanto a própria mastigação. Tudo isso leva a uma sobrecarga do corpo, que tem como consequência questões como a úlcera.

Agora, é importante frisar que os dentes podem irão sim passar por algumas alterações fisiológicas e patológicas com o passar dos anos. Tornar as visitas ao seu dentista mais frequentes é inquestionável para evitar que isso se torne um problema. Afinal de contas, você quer qualidade de vida, certo?

Se os cuidados indicados pelo dentista forem falhos, aos poucos o esmalte dos dentes ficará mais e mais poroso – e o que ele precisa é estar liso e homogêneo. Por que isso acontece? Em decorrência da acidez presente na saliva. E quanto maior esse índice, maior o indicativo de que algo está errado com a sua saúde bucal.

É crucial fazer uma escovação adequada após as refeições, sem esquecer do fio dental.

Quando deixamos restos de alimentos entre os dentes, a saliva fica mais ácida, contribuindo também para a placa bacteriana, que tornará os dentes mais porosos.

E aquele aspecto amarelado, que compromete também a estética do seu sorriso? Ele é outro resultado da erosão ácida que corrói o esmalte e deixa a dentina exposta. Aliás, esse é um problema que, se não for tratado, chegará a um estágio mais avançado e dará aos dentes aparência escurecida, com rachaduras e muita sensibilidade.

Vale dizer que condições como bruxismo, cremes dentais abrasivos e má oclusão também podem levar à erosão ácida.

Resumindo: ter dentes bonitos e saudáveis quando se é idoso é uma questão puramente de escolha. Mantenha sua rotina de cuidados em dia, cumprindo à risca todos os cuidados indicados pelo seu dentista.

Quanto aos problemas que você tem, apenas o especialista poderá dizer como tratar.

Marque uma consulta e peça para o dentista avaliar seus dentes em termos gerais. Sem dúvida, você poderá envelhecer com tranquilidade.

Preencha seus dados e prossiga x