Como fazer a higiene bucal com o aparelho dentário?

Atendimento por Whatsapp

A higiene bucal é fator decisivo para um sorriso de cinema após o tratamento com aparelho dentário.

O tratamento ortodôntico exige uma série de cuidados. E engana-se quem pensa que basta ir regularmente às consultas de manutenção. As medidas de higiene bucal feitas em casa são trabalhosas, mas importantíssimas. Elas representam boa parcela para o sucesso dos resultados.

O aparelho dentário fixo serve para corrigir dentes desalinhados, sobrepostos e espaçados, além dos problemas de mordida. No entanto, de nada adianta ter bráquetes, arcos, elásticos e fios bem colocados se eles estiverem sujos. O tratamento estará altamente comprometido!

Já pensou desenvolver cárie ou gengivite enquanto usa aparelho? Não é nada fácil! As dicas que preparamos no artigo de hoje são altamente preciosas para quem está em tratamento ortodôntico e também àqueles que pretendem dar início ao sonho do sorriso perfeito. Confira!

Quem usa aparelho dentário pode comer qualquer alimento?

Ao dar início a um tratamento odontológico como este, alguns hábitos deverão ser revistos. É claro que não significa abdicar para sempre de delícias que se adora, mas adaptações são mais do que necessárias. O que se deve evitar:

  • Alimentos duros, porque podem danificar as peças do aparelho (nem pensar em morder o milho da pipoca!).
  • Pegajosos, uma vez que sujam o aparelho e são de difíceis remoção (hora de evitar chicletes e balas!).
  • Alimentos grandes: por exemplo, no caso das frutas, o mais assertivo é consumi-las em pequenos pedaços (corte a maçã!).

Não ingerir açúcar também é importante. Os alimentos doces possuem sacarose, que prejudica os dentes, podendo deixá-los mais fracos quando consumido em excesso. 

Todo cuidado é pouco. Mas não há motivo para grandes preocupações. A adaptação ao aparelho ortodôntico é gradativa e nada difícil, bastando ter em mente que quanto mais esforço, melhores resultados virão. E, claro, uma dieta balanceada, rica em nutrientes, é o recomendado para qualquer pessoa.

Beautiful young woman with teeth braces Free Photo

Como escovar os dentes corretamente com aparelho?

Inicialmente, é preciso tirar todas as partes removíveis do aparelho. Quem está usando elásticos sabe que precisa retirá-los ao comer e na hora da higienização.

Feito isso, é hora de partir para a escovação. O ideal é posicionar a escova em um ângulo de 45 graus com a face do dente. O movimento precisa ser circular e realizado no sentido da gengiva para os dentes, assim a placa bacteriana tende a ser removida. O indicado é escovar primeiro a parte da frente, depois a de trás, de modo a limpar dois dentes por vez.

Jamais deve-se colocar força para não correr o risco de danificar o aparelho ortodôntico. O tempo de escovação deve ser o suficiente para que todos os dentes de ambas as arcadas estejam limpos, bem como as bochechas, o céu da boca e a língua – é possível usar um limpador lingual (uma peça em formato de pá, geralmente encontrada em farmácias). No entanto, a dica é não ter pressa. Uma escovação bem feita não ocorre em poucos segundos.

Em resumo, um passo a passo!

Se parece difícil compreender as etapas da escovação, não se preocupe. Compilamos um passo a passo bem fácil:

  1. Use um passa-fio – o substituto do fio dental (falaremos sobre ele a seguir)
  2. Com a cabeça da escova a 45 graus, faça movimentos suaves e circulares na arcada superior, depois na inferior
  3. Certifique-se de que todos os resíduos foram removidos, especialmente no entorno dos bráquetes
  4. Finalize com um enxaguante bucal sem álcool

A periodicidade perfeita desse passo a passo é sempre após as refeições. Por isso, carregue sempre consigo um kit higiene bucal. Há porta-escovas baratinhas que comportam perfeitamente tudo o que você precisa.

Qual a melhor escova para aparelho dentário?

Quanto à escova, ela precisa ser especial. Dentistas indicam modelos que tenham a cabeça menor ou com as cerdas em “V”, menores no centro – a chamada escova ortodôntica. Desta forma, os bráquetes e a superfície dos dentes são alcançados perfeitamente. Aliás, é justamente em torno dos bráquetes que mora o perigo: ao redor deles é onde acumula a maior quantidade de resíduos de alimentos. Por sua vez, as escovas do tipo bitufo e interdental também são recomendadas, porque chegam a regiões de difícil acesso para a limpeza.

Independentemente da escova escolhida, é preciso ter em mente que ela seja trocada pelo menos a cada três meses, ou quando as cerdas estiverem danificadas. Você sabia que uma escova dental novinha em folha remove até 30% mais placa bacteriana que uma outra em uso há três meses? A estatística fala por si!

Existe um creme dental adequado para quem usa aparelho?

O ideal é optar por cremes dentais que não contenham propriedades clareadoras. O motivo é simples: o branqueamento pode ocorrer apenas na parte do dente que está exposta. Desta forma, ao remover o aparelho ortodôntico, pode ser que os tons fiquem desiguais.

Como usar fio dental com aparelho dentário?

“É muito difícil passar fio dental usando aparelho, então não vou usar”. Aí que mora o perigo. Além de outras inimigas, a gengivite, por exemplo, agora uns dentes sujos… O hábito do fio dental é imprescindível para quem está ou não em tratamento odontológico.

Infelizmente é fato que o arco  qual interliga os bráquetes não facilita em nada a passagem do fio dental, mas nem por isso ele deve ser ignorado. Por isso, o passa-fio é a melhor alternativa. Ele é uma espécie de agulha que fica presa ao fio dental e facilita a passagem entre os dentes. O ideal é usá-lo pelo menos uma vez ao dia, caso não seja possível após todas as refeições.

Quem usa aparelho dentário pode usar enxaguante bucal?

Claro. O enxaguante bucal (ou uma solução com flúor) completa o trio da higiene perfeita, junto ao fio e à escova. Mas fica o alerta: um não anula o outro, pelo contrário, são todos aliados em prol de um sorriso de cinema. 

Quando comprar, o melhor é escolher um enxaguante bucal sem álcool para evitar a sensação de ardor e não agredir a mucosa. Os que contêm clorexidina são, em geral, os mais indicados pelos dentistas.

Para que este processo seja ainda mais eficaz, faça bochechos por 30 segundos, sem enxaguar a boca com água posteriormente e não realizando nenhuma refeição pelo menos na meia hora seguinte. Isso vai garantir que as bactérias e os resíduos de alimentos sejam eliminados por completo.

Água morna é uma boa pedida

Sempre que possível, opte por fazer a higiene bucal com água morna. Esta recomendação é ótima especialmente para quem sofre com sensibilidade dental. Essa dica só não deve ser seguida se o paciente estiver passando por alguma infecção que esteja suscetível a pus.

As manutenções influenciam (e muito!)

Em casa, o paciente deve fazer a limpeza correta. Mas também é preciso consultar regularmente o ortodontista para as consultas de manutenção – quando o aparelho é “apertado” para seguir cumprindo sua função de reposicionar dentes ou mordida. 

Em razão disto, é natural que sejam sentidos certos desconfortos, mas nada insuportável. O ortodontista geralmente entrega uma cera ortodôntica que pode ser colocada nas partes em que o aparelho estiver machucando as bochechas. Ao escovar os dentes, esse produto deve ser retirado.

Também é no momento da manutenção que o ortodontista verifica se está tudo ok, não só com relação ao tratamento, mas com a saúde bucal em geral. As limpezas dentárias no consultório, feitas pelo dentista, garantem a higiene em cada cantinho da boca e afastam a possibilidade de doenças.

Depois de remover o aparelho dentário…

Os cuidados com a higiene bucal não acabam. Bem pelo contrário! Com os dentes alinhados e uma mordida perfeita, agora entra em cena ainda mais a responsabilidade do paciente. Além de fazer uso do aparelho móvel (também chamado de removível), de acordo com as instruções do ortodontista, manter a limpeza em dia continua sendo hábito de extrema relevância. 

O aparelho móvel também requer cuidados. São eles:

  • Usá-lo no período indicado pelo ortodontista
  • Efetuar boa limpeza, com escova dental, e higienizar também a caixinha onde ele é guardado
  • Manter cuidados para não danificar o aparelho
  • Remover o aparelho antes das refeições
  • Antes de colocá-lo, passar fio dental e escovar bem os dentes
  • Fazer visitas periódicas ao dentista

O material do aparelho removível é uma resina acrílica, que precisa de cuidados e de uma boa higienização. Bom mesmo é ter uma escovinha específica para ele.

A Clinodente quer ouvir você!

E aí, curtiu nosso artigo sobre higienização perfeita para quem usa aparelho? Nós sabemos, são muitas as recomendações. Mas com conhecimento de causa, afirmamos: o que em um primeiro momento pode parecer assustador, depois acaba virando rotina, ainda mais à medida que o paciente vai notando os resultados.

Agora que tal conversarmos pessoalmente? O tratamento ortodôntico sempre gera muitas dúvidas, por se tratar de um processo longo e que exige atenção. Contamos com uma equipe excelente para sanar todas elas, sem compromisso. Contate a Clinodente mais próxima de você e vamos juntos em busca de um sorriso perfeito! A avaliação é gratuita.

Preencha seus dados e prossiga x