Como fazer a higienização bucal com braquetes (brackets)

Atendimento por Whatsapp

Entenda como deve ser feita a limpeza bucal dos braquetes

 

como fazer a higienização dos braquetes_clinodente

 

 

Durante o período de adaptação aos aparelhos ortodônticos é natural sentir desconfortos. E o uso de braquetes varia conforme a severidade dos problemas dentais.

A maior parte das pessoas utiliza o aparelho de um a três anos, mas existem casos que o ortodontista recomenda um tratamento ortodôntico adicional. Neste período do uso do aparelho é preciso saber fazer a higienização bucal com braquetes (brackets) corretamente.

Isto é muito importante, pois existem espaços minúsculos na qual pode acumular partículas de alimentos e placa. No entanto, a limpeza insuficiente quando está com braquetes pode causar manchas no esmalte e cáries dentais em volta dos braquetes ou bandas entenda a diferença.

Desta forma é necessário orientar que no uso aparelho ortodôntico deve se ter sim, um cuidado extra com a dieta e à alimentação. Ou seja, os usuários com aparelho fixo precisa ter atenção na escovação para não ficar nada entre os braquetes.

O correto é que o aparelho fique totalmente limpo depois da escovação e se for o caso o indicado é usar escovas interdentais ou unitufos. Além disso, o fio dental e indispensável.

Para quem utiliza aparelhos móveis eles precisam ser higienizados com os produtos específicos. Existem várias opções no mercado e você pode optar por cápsulas, pastilhas e líquidos próprios.

Aparelhos móveis na hora da refeição, não se esqueça de deixar o aparelho em sua caixinha. Depois da refeição tem que fazer a higienização com a escova e o fio dental antes de colocar o aparelho. Mas além da higienização, é fundamental ter uma alimentação criteriosa.

Instruções para a higienização bucal com braquetes

Com a rotina da higienização bucal com braquetes (brackets) é possível manter o sorriso metálico limpo. No geral procure:

  1. Preparo para escovação
  2. Remova os elásticos ou a parte móvel do braquete ortodôntico.
  3. Limpeza dos braquetes (brackets)
  4. Com a escova dental faça a limpeza ao redor dos arames dos braquetes. Depois passe na parte superior do arame e interior. Observe se foi removida toda placa e os resíduos.
  5. Escove os dentes

Nesta etapa faça a limpeza habitual em todas as superfícies externas e internas, inclusive em todas as partes do dente.

Fio dental

Use o fio dental para que seja feita a limpeza ao redor dos braquetes (brackets). Caso você tenha dúvida peça para o seu odontologista lhe ensinar o procedimento.

Enxague

Por fim, enxague com água ou enxague bucal e veja se seus dentes e braquetes estão limpos.

Normalmente o ideal é não deixar de escovar os dentes depois de se alimentar, portanto, use creme dental com flúor e uma escova de cerdas suaves. Enxague bem e depois dedique um tempo para passar o fio dental entre os braquetes e debaixo dos arames.

Com a higienização bucal com braquetes (brackets) correta é possível manter seus dentes saudáveis. No entanto, não esqueça de visitar o seu odontologista para uma limpeza dental e consequentemente manter as gengivas e dentes saudáveis.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a limpeza dos braquetes (brackets) deixe nos comentários e agende sua avaliação.

Preencha seus dados e prossiga x