Como funciona uma Higiene Bucal dos bebês

Atendimento por Whatsapp

Entenda como ter uma higiene segura e eficiente

 

Higiene-bucal-do-bebê_Clinodente

 

A higiene bucal dos bebês inicia com o cuidado da saúde dentária da própria mãe. Existem bactérias que causam doenças como a streptococcus mutans que pode ser transferidas pelas mães das crianças, de acordo com a Academia Americana de Pediatria e pode causar cáries nos bebês.

No entanto, os hábitos alimentares ruins também favorecem o aumento das bactérias e existe o risco da transferência de bactérias para seu seu bebê. É fundamental atenção para sua dieta, além de cuidar sempre da sua higiene bucal.

Cuidados com a Higiene bucal dos bebês

Para manter uma higiene bucal nas crianças:

  • Agende uma consulta com o dentista no segundo trimestre da gravidez. Procure fazer limpeza e cuidados básicos para diminuir os riscos de transmissão de bactérias e infecção.

  • Agende o primeiro exame da higiene bucal dos bebês quando ele completar um ano de idade, ou quando o primeiro dente nascer.

  • No primeiro ano de vida não deixe de fazer a limpeza das gengivas de seu bebê no mínimo duas vezes por dia, durante a manhã e à noite e também depois da amamentação. Isto previne bactérias e acúmulo de comida. Aprenda aqui a fazer a higiene do bebê, enrole o seu dedo em uma gaze limpa e úmida.

  • Depois que os primeiros dentes nascerem faça limpeza com dental sem flúor e uma escova de dente infantil. Na hora de comprar escolha às cerdas macias e de fácil aderência para bebês e crianças de até dois anos de idade.

O que evitar

Atenção à exposição excessiva ao flúor. Se possível procure consultar o seu dentista para ter detalhes sobre o uso de flúor. Além disso, evite que o bebê durma durante a amamentação ou com uma mamadeira em sua boca, pois pode ajudar diminuir o desenvolvimento bactérias.

Com estes métodos através da higiene bucal dos bebês é possível que sua criança cresça com um sorriso saudável.

Gostou das dicas? Siga nosso blog e caso tenha qualquer dúvida, deixe um comentário.

Preencha seus dados e prossiga x