Como prevenir o tártaro – aquelas manchas ao redor dos dentes

Atendimento por Whatsapp

Entenda o que é quais os riscos que traz para saúde bucal

como prevenir tártaro_clinodente

 

O tártaro pode estar por trás dos dentes e até nos cantos do seu sorriso. Este problema bucal é bastante comum e muitas pessoas não conhecem e não sabem como isto pode afetar a saúde bucal.

Para entender e saber como prevenir tártaro veja algumas dicas e formas de prevenção.

O que é o tártaro

O tártaro é o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Isto ocorre quando existe a falta de higiene bucal ou prática incorreta. Normalmente depois de endurecida nem com a escovação é possível remover. Somente um dentista possui a capacidade de retirar o cálculo.

Neste tratamento, são utilizadas algumas ferramentas odontológicas para a remoção do tártaro.

Se não tratar, o que acontece?

O tártaro está espalhado por toda a superfície do dente ou somente em torno da gengiva? Em ambos os casos é preciso ser feita a remoção. O ideal é procurar um especialista o quanto antes, pois com o tempo ele se mantém alimentando de vários micro-organismos da sua boca.

Com estes fatores, a saúde bucal fica debilitada e pode causar inflamações gengivais na qual pode ir para a corrente sanguínea e atingir outros órgãos, como o coração e o pior, provocar entupimento das artérias.

Essa série de problemas acontece devido à gengivite, assim a doença periodontal vai piorando, podendo causar a perda dentária.

Como prevenir tártaro

Para saber como prevenir tártaro o correto é manter uma boa higiene bucal. O indicado é fazer uma limpeza diária e fazer a escovação, usar o fio dental e o enxaguante.

Mantenha estes hábitos depois das refeições, inclusive antes de dormir, pois no sono o ambiente bucal fica propenso às bactérias, graças ao baixo fluxo salivar.

Dicas de prevenção

Veja abaixo como prevenir tártaro:

Mantenha uma higiene bucal diária depois das refeições e antes de dormir. Com o cuidado é possível prevenir o tártaro, entre outras doenças, como a cárie.

Utilize o fio dental. Com o item é possível evitar formação e o endurecimento da placa bacteriana nos dentes.

O enxaguante bucal complementa a higiene e protege a boca de micro-organismos.

Mantenha uma dieta equilibrada, procure evitar o consumo de alimentos açucarados ou que contenham carboidratos. Estes alimentos aumentam a placa bacteriana e a má higiene pode causar o tártaro.

Vá ao dentista regularmente. Faça as visitas a cada seis meses ou um ano para verificar a saúde bucal e ficar livre do tártaro.

Caso você tenha alguma outra dúvida, deixe nos comentários e aproveite para agendar a sua avaliação.

Preencha seus dados e prossiga x