Como usar o fio dental com aparelho ortodôntico?

Atendimento por Whatsapp

Muitos pacientes enxergam no aparelho ortodôntico a solução para um sorriso bonito e bem alinhado. No entanto, após o início do uso de um aparelho, há cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal.

Com o uso do aparelho dentário, a cavidade bucal torna-se mais sensível ao acúmulo de placas bacterianas prejudiciais aos dentes, ao hálito e às gengivas. Por isso, o uso do fio dental é essencial para a higiene e sua utilização deve ser constante.  

Uma higiene bem feita, é uma das garantias de bons resultados para um belo sorriso. Confira algumas dicas sobre como usar o fio dental quando se tem aparelho ortodôntico!

Simplifique a higiene com um passa-fio!

Utilizar o fio dental com aparelho pode ser complicado, mas existem ferramentas auxiliares como o passa-fio, que facilita a higiene. Esse dispositivo tem o formato de uma agulha e serve para facilitar o manuseio do fio durante a limpeza dos dentes.

O passa-fio insere o fio dental atrás e acima do aparelho dentário, o que possibilita o alcance da gengiva e de outras partes da boca, cujo acesso o aparelho torna desconfortável e difícil.

Barato e descartável, o passa-fio é uma ferramenta indicada por dentistas para simplificar a manutenção da higiene bucal realizada pelos próprios pacientes. O utensílio também torna a limpeza da boca de crianças menos difícil.

Prefira um fio dental encerado

Caso você tenha apenas o fio dental à disposição, prefira um fio fino e revestido com cera, que é mais maleável. Os fios não encerados têm maior probabilidade de trancar nas partes de ferro do aparelho e deixar fiapos.

Os componentes metálicos do aparelho dentário tendem a acumular placa bacteriana em locais que apenas o fio dental pode alcançar, por isso seu uso é indispensável.

Lembre-se de tomar cuidado ao fazer a higiene: evite mexer nos fios metálicos do aparelho para não os entortar e não se esqueça de limpá-los na parte de trás. Faça os movimentos com naturalidade e atenção à gengiva e aos espaços entre os dentes.

Ferramentas auxiliares para a higiene bucal

624409682

Além do fio dental, algumas ferramentas podem auxiliar na higiene dos dentes. Escovas para ortodontia limpam os bráquetes do aparelho ortodôntico e irrigadores orais, com jatos estreitos de água, facilitam a limpeza de partes de difícil acesso na boca.

Enxaguantes bucais e escovas interdentais também são soluções interessantes para o auxílio da higiene – em adultos e crianças -, mas lembre-se: o uso do fio dental é indispensável! Qualquer dúvida, consulte seu ortodontista.

Uma boa higiene bucal é indispensável para a manutenção e o sucesso do tratamento. O acúmulo de placa bacteriana causado pela má limpeza do aparelho traz riscos ao tratamento odontológico.

Na boca, existem locais que só podem ser limpos pelo fio dental, o que o transforma em uma ferramenta essencial para a preservação da saúde bucal.

Negligenciar a higiene, quando em uso de aparelho dentário, pode acarretar em mau hálito, sangramentos e doenças na gengiva, e até perdas ósseas e dentárias. Tenha em mente as recomendações de seu dentista e use o fio dental e ferramentas auxiliares regularmente.

Consulte a clinodente. Propomos as melhores soluções para seu sorriso e a saúde dos seus dentes! (=   

Preencha seus dados e prossiga x