Dentes de leite – Saiba quais são os principais cuidados

Atendimento por Whatsapp

Cuidar dos dentes de leite é fundamental, veja como

dentes de leite_Clinodente

Todos os pais se preocupam quando o dente de leite do filho cai. No geral todos sabem que isto acontece, mas mesmo assim é preciso ter cuidado com a saúde dos dentes. Isto é fundamental, pois pode influenciar o crescimento dos dentes permanentes.
A dentição de leite requer atenção, portanto, desde a gestação a mãe precisa se preocupar para manter a saúde dos dentes definitivos.

Crescimento dos dentes infantis

 
Os dentes apresentam o seu nascimento a partir dos seis meses, e é neste período que eles surgem. No sétimo mês, nascem os incisivos centrais superiores. Depois no oitavo mês os incisivos laterais inferiores e em nove meses, os incisivos laterais superiores.
Quando a criança completa um ano nasce o molar inferior e depois de mais um ano e dois meses o molar superior. Chegando há um ano e quatro meses é possível observar os caninos inferiores e depois de um ano e seis meses, os caninos superiores e um ano e oito meses o outro molar inferior. Por fim, com dois anos nasce o segundo molar superior.

Sobre o dente de leite

Normalmente os dentes de leite, ficam um tempo na boca da criança. Eles costumam surgir por volta dos seis meses e ficam até seis anos e meio, em média.
Neste período é preciso garantir uma boa mastigação, além de eles servirem para preparar a arcada dentária para os permanentes.
Se ocorrer algum um trauma ou o dente cair devido ao aparecimento de cáries pode trazer diversos problemas. Entre eles, a perda do espaço, alteração na mastigação e até mesmo na fala da criança.
Quando o dente quebra
Se a criança está brincando é comum que os tombos aconteçam, inclusive bater a boca no chão. Se sangrar ou dente amolecer, é preciso consultar um dentista imediatamente para ver o trauma. Clique aqui e veja como proceder.
O dente de leite não pode ser reimplantado, mas nesta situação é possível inserir uma prótese fixa funcional para não atrapalhar o desenvolvimento da arcada dentária da criança.
Cuidados gerais com a saúde bucal
Desde a gestação, a mãe precisa tomar alguns cuidados para manter a saúde dos dentes da criança. Para isto é preciso que ela mantenha uma boa alimentação com proteínas, fibras, cálcio entre outros.
Além disso, não é preciso qualquer medicamento, pois o próprio flúor da água é suficiente, no entanto, em excesso pode causar doenças, e até dentes manchados.
Já a higiene bucal do bebê precisa acontecer desde o seu nascimento, portanto, sem excesso de chás, mamadeiras e sucos com açúcar refinado.
Para higiene, a mãe pode fazer com algodão ou gaze embebida em água filtrada ou fervida depois das mamadas. Depois de um ano e meio ou dois é preciso começar a escovação.
Dicas práticas
Por fim, não é somente o dente de leite que precisa de atenção, portanto, todos merecem um cuidado especial. Todavia, alguns cuidados essenciais que pode ajudar é:
     As crianças que estão andando precisam usar sapatos anatômicos próprios para a idade para evitar quedas.
 Evite deixar o chão molhado.
 A higiene bucal deve começar cedo.
 A escovação noturna deve ser feita.
 Procure evitar a chupeta.
 A partir de um ano leve seu filho no dentista.
Gostou das dicas? Siga nosso blog e caso tenha qualquer dúvida, deixe um comentário.
Preencha seus dados e prossiga x