Consultas ao dentista podem ser restituídas no Imposto de Renda (IR)

Atendimento por Whatsapp

Consultas-e-Imposto-de-Renda_Clinodente

 

As despesas médicas também pode ser deduzida do Imposto de Renda (IR), entre as opções estão as consultas ao dentista. 

De qualquer forma é preciso fazer a declaração completa para pedir a dedução.

O que pode ser deduzido nas consultas ao dentista

A despesa médica pode ser para pagamentos efetuados, para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes, a médicos de qualquer especialidade.

Neste caso os dentistas entram nesta lista, assim como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais. Ainda se enquadram as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

No caso das próteses dentárias e aparelho ortodôntico é preciso ter a comprovação e nota fiscal em nome do beneficiário.

A manutenção de aparelho também pode ser deduzida integralmente, ao se optar pelo formulário completo. Neste caso é preciso fazer o preenchimento da ficha Pagamentos Efetuado, código 11. Ainda o preenchimento desta ficha é obrigatório mesmo que o contribuinte opte pela declaração simplificada.

Implante Dentário na dedução de imposto

Os implantes dentários são despesas que entram nas consultas ao dentista e podem ser deduzidas do Imposto de Renda, pois entra na lista de tratamentos médicos. Neste caso é preciso ter uma recomendação médica assim o documento precisa ser arquivado e mantido no mínimo cinco anos após a declaração.

Próteses ortopédicas e dentárias

Os aparelhos que substituem os dentes como dentaduras, coroas e pontes. Assim como a manutenção de aparelho dentário também são dedutíveis, todavia a colocação do aparelho deve estar incluída na conta emitida pelo profissional de saúde.

Como declarar?

Para declarar as consultas ao dentista e ter direito à dedução é preciso que as despesas médicas sejam apresentadas na ficha de “pagamentos efetuados”. Neste caso é preciso inserir o código correspondente da despesa, CNPJ ou CPF do beneficiário e o valor da despesa.

Preencha seus dados e prossiga x