5 dicas para ensinar seu filho a escovar os dentes

Atendimento por Whatsapp

Veja como fazer o seu filho pequeno escovar os dentes todos os dias

dicas para ensinar seu filho a escovar os dentes_Clinodente
Muitas mães tem dificuldade em encontrar a melhor forma para ensinar seu filho a escovar os dentes. Para auxiliar é preciso usar de algumas artimanhas para que os filhotes encarem a escovação.

No geral, os filhos acham os procedimentos de higienização bucal entediante e com isto criam uma resistência. Muitos pais têm dificuldades em manter os dentes limpos e precisam investir em métodos diferenciados.

O cuidado com a saúde bucal para crianças deve começar cedo e exige paciência e muita criatividade. O ideal é que a criança aprenda a importância da higiene oral observando os pais.

Logo que o primeiro dente de leite aparecer, comece usar uma dedeira ou uma escova dental infantil. O melhor método de educar é dar exemplo, então escove os seus dentes junto.

A ideia é ser criativo e criar histórias ou brincadeiras, além disso, a escolha da escova é muito importante, além disso, você pode optar por creme dental infantil sem flúor se o seu filho se incomodar.

dicas para ensinar seu filho a escovar os dentes_clinodente

5 dicas dicas para ensinar seu filho a escovar os dentes

1 – Mantenha o hábito da escovação do dente desde pequeno

A higiene pode começar antes dos dentes crescerem, usando uma fralda de pano embebida em água ou dedeira e depois seguindo para a escovinha.

Com isto, o bebê vai acostumar a fazer aquilo e a atividade vai fazer parte da higiene diária.

2 – Envolva a criança na higienização bucal

Conforme o tempo, o filho vai seguir o hábito, de princípio deixe pegar na escova e por na boca. Hoje existe escova de dente para bebe de um ano, portanto é só escolher o modelo ideal.

O comum é que o filho morda, mas procure escovar os dentes perto para que ele tente imitar. Uma opção é deixar os filhos escovarem os dentes dos pais e depois os pais os deles, como se fosse uma troca de funções.

 3 – Transforme a limpeza bucal em uma brincadeira

Toda criança gosta de brincadeira, portanto, uma opção é escovar os dentes do brinquedo e depois combinar de fazer o mesmo em si.

Outra ideia é a mãe é criar uma história. Neste caso a mãe precisa soltar a imaginação e investir nesta tática para que o hábito fique divertido sem perder a função.

4 – Crie um ambientes adequados

É fundamental criar um ambiente seguro para a escovação infantil. Procure oferecer condições adequadas. Ao invés de por o filho no vaso sanitário, utilize um banco firme.

Uma opção é usar um copo com água para enxaguar a boca ao invés de esticar o filho na pia.

5 – Não ameace

Procure não assustar a criança, pois isso pode criar traumas e irão atrapalhar a sua saúde bucal até mesmo as visitas aos dentistas.

Por fim, com as dicas acimas é possível saber como escovar os dentes corretamente. No entanto, sempre que você tiver qualquer dúvida o ideal é consultar um especialista.

Neste caso, o dentista vai lhe orientar e mostrar como deve ser feito o processo. Aproveite, a Clinodente, possui diversos profissionais capacitados que podem ajudar no cuidado da limpeza bucal dos seus filhos. Agende um horário.

Preencha seus dados e prossiga x