Conheça as principais doenças bucais causadas pelo cigarro

Atendimento por Whatsapp

Fique longe deste vício e pare de fumar!

doenças bucais causadas pelo cigarro_CLINODENTE

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de Agosto, a data tem como objetivo lembrar os riscos que o cigarro pode causar e quais são as principais doenças bucais causadas pelo vício no cigarro.

Conforme especialista os fumantes tem o dobro de chance em perder os dentes, além de desenvolver mau hálito e escurecimento dos dentes.

O cigarro possui quase cinco mil compostos químicos e pode causar diversas doenças bucais causadas pelo cigarro como: câncer de pulmão, câncer de boca, impotência sexual, gangrena, entre outros danos.

Como exemplo o câncer bucal é responsável pela morte e três mil brasileiros. Segundo o Conselho Regional de Odontologia este é o sexto tipo de câncer mais comum nos homens e o oitavo nas mulheres. Ou seja, a Organização Mundial da Saúde declarou que 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas.

O cigarro é uma forma de garantir o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia. Por meio dos dados do Inca, Instituto Nacional do Câncer, o fumo é um potente agente cancerígeno. Na fumaça é possível identificar cerca de 4.700 substâncias tóxicas onde pelo menos 40 são cancerígenas.

Para ficar livre destas doenças bucais causadas pelo cigarro, o recomendado é parar de fumar, lembrando sempre de consultar a cada seis meses um cirurgião dentista para prevenir lesões.

Câncer de Boca

O câncer de boca é uma das doenças mais perigosas, pois inclui os cânceres de lábio, mucosa bucal, gengivas, palato duro e língua.

Entre as características estão à úlcera, o surgimento de bordas elevadas na boca e o sangramento. Para evitar o ideal é parar de fumar.

No entanto, quem não tem esta vontade é preciso aumentar os cuidados com a higiene bucal e visitar um dentista com mais regularidade, assim é possível ter um acompanhamento caso apareça alguma lesão, para que tenha o tratamento precoce da doença.

 

Outras doenças bucais

Mas além do câncer, o tabaco pode causar retração gengival, ao expor as raízes dos dentes, exige um aumento de desenvolvimento de sensibilidade ao frio e calor ou cárie dentária.

Ainda o cigarro causa descamação da mucosa oral, o aquecimento da gengiva e a inflamação do tecido e se for destruído pode resultar na perda do dente. As substâncias presentes no cigarro também causam halitose e compromete a higiene fisiológica deixando os dentes manchados.

No entanto, se você notar problemas ou tiver alguma dúvida sobre as doenças bucais causadas pelo cigarro, deixe nos comentários ou agende uma avaliação.