Tire suas dúvidas sobre o uso do aparelho dentário na gravidez

Atendimento por Whatsapp

Neste período são necessários cuidados especiais, pois existem chances de inflamação na gengiva

Aparelho-dentário-na-gravidez_Clinodente

Existem muitos mitos em relação à saúde bucal da gestante. Entre estas dúvidas a principal é sobre o uso do aparelho ortodôntico.

Conforme especialistas, as gestantes podem e devem usar aparelho, mas nesta fase é preciso uma atenção, pois as mudanças hormonais podem causar alterações nas gengivas e saliva.

Deste modo, entenda o que acontece durante a gestação e veja nossas dicas de como manter a saúde bucal na gravidez.

Principais mudanças na gravidez

Nesta fase o organismo fica vulnerável graças às alterações hormonais e isto também se reflete na boca. Com o aumento de alguns hormônios é possível facilitar inflamações da gengiva.

Em alguns casos sangramentos e infecções na gengiva da gestante. O indicado é redobrar os cuidados com a limpeza diária.

A futura mamãe não pode deixar de usar a limpeza diária, entre outros complementos que são recomendados pelo dentista neste momento especial.

A gestante precisa usar todos os recursos disponíveis para manter a saúde bucal. Atualmente existem materiais de higiene oral específicos para gestantes com aparelhos ortodônticos, escovas interdentais, fios dentais ortodônticos e aparelhos de jato de água.

Tratamento odontológico para gestantes

Tecnicamente o atendimento odontológico a mulher grávida é semelhante a outro paciente. No entanto, o ideal é manter um acompanhamento dentário, inclusive antes de tentar a gravidez. De qualquer forma, não existe problema durante a gestação ir ao dentista.

Os dentes da grávida podem ficar frágeis, mas não se perde o cálcio (uma alimentação balanceada é necessária para manter o mineral). O que pode acontecer também são os vômitos que acidificam a boca.

Com a maior ingestão de alimentos, além de excesso de preocupações pode causar cáries. Deve-se escovar os dentes após cada alimentação e fazer bochechos fluoretados.

Os exames radiográficos podem ser feitos, depois do primeiro trimestre da gravidez usando o avental de chumbo, de forma obrigatória para proteger o feto e a gestante.

Além disso, procedimentos como obturação e clareamento dentário podem ser feitos, sem qualquer impedimento.

Aparelho-dentário-na-gravidez_clinodente

Cuidado especial para grávida com aparelho ortodôntico

Normalmente os aparelhos para corrigir a posição dos dentes, costumam acumular resíduos de comida. Isto acaba causando o surgimento de bactérias e consequentemente cáries e doenças da gengiva.

Deste modo, para o tratamento dentário na gravidez, além dos cuidados em casa, as gestantes com aparelho ortodôntico precisam aumentar a frequência no dentista. Quem usa aparelho dentário precisa ter uma atenção especial à higiene bucal.

É preciso fazer a manutenção e limpeza do aparelho fixo, portanto, nada impede que a gestante faça ou conclua o tratamento ortodôntico. Hoje existem anestésicos apropriados para uso. Os anestésicos próprios não causam estreitamento dos vasos sanguíneos. A dica é informar sua condição ao dentista para melhor procedimento.

Em visto disso, não se esqueça de manter uma boa comunicação com o seu ortodontista desde o início do tratamento e redobre os cuidados com a higiene bucal.

Para isto não deixe de conhecer a Clinodente. Temos o profissional certo para você que vai lhe auxiliar com todas as dúvidas e o melhor tratamento. Faça uma avaliação.

Preencha seus dados e prossiga x