Entenda como funciona o Clareamento dental

Atendimento por Whatsapp

Através da odontologia é possível fazer o branqueamento de forma segura e saudável

 

entenda-o-clareamento-dental_clinodente

 

 

Todos possuem o hábito de escovar os dentes, usar o fio dental e até mesmo usar um enxaguante. Em alguns casos só isto não basta, por isto muitos pacientes optam pelo clareamento dental.

No entanto, existem algumas dúvidas se o método é a melhor forma de manter o sorriso branco e harmonioso. Confira a seguir.

Como é feito

O clareamento dental acontece por meio de processo químico na qual o oxigênio faz à quebra das moléculas de pigmentos, do dente em moléculas menores por meio da estrutura dental (esmalte e dentina). Com isto as moléculas recebem reflexão de luz e o dente fica mais claro. Saiba mais.

Restrições sobre o clareamento dental

No caso dos dentes com restaurações e com endodontia não vão receber a ação do clareamento, inclusive próteses e implantes. Ainda as pessoas com hipersensibilidade dentária, usuários que fizeram quimioterapia e radioterapia há pouco tempo, e menores de 16 anos e grávidas também não são indicados para o clareamento.

Além disso, outros fatores interferem como a fase de formação, como uso de tetraciclina, hipoplasia dentinária e fluorose dentária.

Por que o dente nem sempre fica tão brancos após clareamento

O dente é elemento policromático, por isto sua cor é determinada pela dentina, que é amarela. O esmalte dental é translúcido e quanto mais fino for o esmalte mais amarelo o dente fica.

Neste caso a cor do dente não muda com o processo de clareamento, somente a saturação desta cor, por isto, existe alguns que não mudam tanto o grau de saturação.

Os dentes escurecem com a idade

Com os anos o esmalte sofre desgaste e a dentição fica mais espessa pela formação de camadas reparadoras, assim o dente fica escuro. Neste caso, este pode ser um fator que impede o clareamento absoluto.

Dentes com endodontia

O dente desvitalizado recebe outro tipo de clareamento. O gel clareador é inserido na parte interna do dente na qual faz a troca com curativo em sessões até que ocorra o resultado.

Diferença do clareamento dental caseiro x consultório

No caseiro é feito uma moldeira onde o gel é aplicado no período de 1 hora diária. O clareamento dental de consultório ocorre com laser sobre os dentes, garantindo um resultado imediato. Neste caso é liberado um laser de baixa potência para minimizar a sensibilidade.

Outra opção é com gel com alta porcentagem na qual ativa os dentes por meio de luz de LED, gerando maior sensibilidade.

Cuidados pós o clareamento dental

É fundamental o uso de a pasta de dente para dentes sensíveis e de um enxaguante bucal com flúor. Além disso, é preciso ter cuidado com a alimentação e evitar os alimentos que mancham os dentes e alimentos ácidos. O cigarro precisa ser evitado.

Você tem outras dúvidas sobre clareamento dental? Deixe-as nos comentários ou agende uma visita.

Preencha seus dados e prossiga x