Higiene bucal com aparelho ortodôntico

Atendimento por Whatsapp

Os pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos costumam ter uma série de questões relativas a sua higiene bucal, que é prioritária nesses casos.

Não que qualquer pessoa não tenha que dedicar essa atenção à higiene bucal.

Acontece que, no caso desses pacientes, a higiene afeta direta e significativamente o seu tratamento, então é preciso atenção redobrada.

Os aparelhos ortodônticos possuem pequenos espaços nos quais ficam acumuladas as partículas de comida. Isso pode levar ao surgimento da placa, causar manchas no esmalte e também cáries em torno dos aparelhos ortodônticos ou das bandas.

Portanto, é necessário escovar os dentes cuidadosamente e manter alguns cuidados extras.

Higiene bucal correta dos dentes

Quando o dentista instala o aparelho ortodôntico, ele dá indicações de novos produtos para a rotina de higiene bucal do paciente. Porém, alguns ainda ficam com dúvidas na hora de utilizar esses produtos.

Escovação

Quando falamos da limpeza, nesses casos, a escova tradicional não é uma boa opção. É preciso utilizar a escova certa, indicada pelo seu ortodontista.

Na hora de utilizá-la, mova-a em sentido horizontal, com um movimento de “vai e vem” e aplicando uma leve inclinação no sentido da gengiva. Isso ajudará a limpar uma pequena porção do dente que fica localizada sob o tecido. A escova ortodôntica utilizada pelos pacientes precisa ser, via de regra, macia.

Mulher com aparelho nos dentes, limpa os dentes com escova de dentes. Foto Premium

Creme dental

O creme dental também precisa ser pensado especificamente para os pacientes que utilizam aparelho ortodôntico. Vale mencionar que os produtos com ação clareadora podem ser uma questão problemática para esses pacientes, já que existe a possibilidade de que produzam manchas mais claras em alguns espaços do dente em que o braquete do aparelho não está presente.

Câmara de ar do dentífrico ou do creme no fundo branco. Foto Premium

Fio dental

Outro item extremamente necessário para a correta higienização da boca é o fio dental, que pode ser utilizado com o apoio do passa fio, um condutor que ajuda na passagem do produto entre os dentes.

O indicado é utilizar um que seja encerado, para que deslize mais facilmente entre os dentes e, assim, diminua o risco de machucar a gengiva. Os ortodontista apontam que a melhor forma de utilizar o fio é por meio de movimentos de polimento. A quantidade indicada é de, em média, 50 cm – sempre lembrando que é importante descartar a parte já usada.

Fio dental, palito de cores azul. Foto Premium

Escova Interdental

A escova interdental é outro produto que está no kit de higiene bucal de qualquer pessoa que faça tratamento ortodôntico e auxilia muito na hora de fazer uma limpeza mais refinada, em todos os cantos do aparelho. Contudo, ela deve ser utilizada da forma correta e sem pressa. O ideal, aliás, é dedicar cerca de dois minutos para o seu momento de higiene bucal, de acordo com as orientações dos profissionais da Clinodente.

Escovas para aparelho, escovas de dentes para espaços interdentais em fundo rosa. copie o espaço. o conceito de boa higiene bucal. Foto Premium

As visitas ao seu dentista

Pacientes que utilizam aparelho ortodôntico devem realizar visitas à clínica pelo menos uma vez por mês, para fazer a manutenção do tratamento. Além disso, nessas visitas o profissional dará orientações sobre a limpeza e fará também alguns procedimentos de higiene profissionais.

Precisando de orientação profissional? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta!

Preencha seus dados e prossiga x