Higiene bucal noturna: Qual a importância?

Atendimento por Whatsapp

Escovar os dentes faz parte da rotina de higiene e saúde de todos nós. O problema de algo que é tão rotineiro é que corre o risco de entrar no piloto automático com algumas lacunas de cuidado. A higiene bucal noturna, tema do qual iremos tratar aqui hoje, é de extrema importância tanto em termos estéticos quanto de saúde – e não apenas bucal, viu?! Siga conosco para entender direitinho por que ela é tão relevante assim.

Antes de mais nada, não podemos deixar de lembrar que os maiores fatores de problema na cavidade bucal envolvem a ação de bactérias e os restos de comida que se acumulam em diferentes espaços da nossa boca.

Esses acúmulos geram a placa bacteriana, que não demoram a se tornar questões de saúde bucal. A cárie é um exemplo disso.

A higienização noturna é uma das principais aliadas na hora de enfrentar esse risco (que, diga-se de passagem, todos corremos). É simples: ao seguir as etapas de limpeza com cuidado e atenção, somos capazes de remover esses alimentos, deixando as bactérias com fome, ou seja: sem sua fonte de energia.

Como age a higiene noturna

A saliva é uma das nossas principais proteções em termos de saúde bucal, desempenhando um papel de extrema importância.

Isso porque ela age umedecendo os dentes com compostos antimicrobianos, que são altamente benéficos para a cavidade bucal. Assim, esse líquido equilibra o pH da boca e impede a ação de possíveis substâncias nocivas.

Contudo, no período da noite o nosso corpo entra em estado de relaxamento, e isso contribui para uma diminuição na produção de saliva. O resultado é que a boca se torna um local muito para a proliferação de bactérias, por ficar mais quente e úmida.

A higiene noturna age justamente para impedir que isso aconteça. Quando feita de forma adequada, é capaz de proteger a nossa saúde bucal e fazer com que tudo siga saudável em nosso organismo.

Linda família escovando os dentes para a câmera Foto gratuita

Em que é necessário prestar atenção durante a higiene bucal
noturna?

Durante o seu momento de higiene bucal noturna – dedique pelo menos dois a três minutos para isso – é preciso atenção para alguns detalhes.

De frente ao espelho, cheque se você está alcançando todas as áreas da cavidade bucal. Não deixe de contar com o auxílio de um bom fio dental, escova de dentes adequada para seu caso, creme dental e enxaguante bucal (se for essa a indicação do seu dentista).

Além disso, não esqueça nunca da limpeza da sua língua. Ela também precisa de cuidados, já que pode acumular bactérias.

Observando todos esses detalhes, sem dúvidas você manterá sua saúde bucal em dia (e, claro, faça visitas frequentes ao dentista). Isso te fará evitar não só problemas na boca, mas também suas consequências, como doenças cardíacas.

Precisando de uma consulta? Entre em contato com nossa equipe e faça o seu agendamento.

Preencha seus dados e prossiga x