Qual idade é recomendada para usar aparelho ortodôntico

Atendimento por Whatsapp

Saiba se existe uma idade certa para iniciar o uso

idade-para-usar-aparelho-ortodontico_Clinodente

 

Normalmente é comum ver os jovens usando o aparelho ortodôntico, porém, esta não é a única idade para usar o acessório. Se você está na dúvida se existe uma idade correta para iniciar o tratamento. Leia nossas dicas para saber se existe uma melhor idade para começar o tratamento ortodôntico.

Idade ideal para usar aparelho ortodôntico

Cada fase é exigida um cuidado bucal diferente, por exemplo, quando criança é preciso atenção às cáries. Já na terceira idade é preciso ter cuidados com doenças como sensação de boca seca.

No entanto, no tratamento ortodôntico, não existe uma idade correta, portanto, o aparelho pode ser usado em qualquer idade, conforme a finalidade de uso. Ou seja, cada paciente precisa ser avaliado separadamente.

Como saber se preciso de aparelho ortodôntico

Na realidade o uso de aparelho ortodôntico não é somente quando os dentes estão tortos ou desalinhados. O ideal que seja feita uma avaliação precoce aos seis anos, quando as crianças iniciam a primeira fase de troca da dentição. Saiba mais.

Pela análise é possível avaliar a mordida cruzada, mordida em topo, cáries e até alguns hábitos como chupar o dedo ou roer unha, entre outros. Ainda é possível conferir a estrutura óssea e a proporcionalidade dos ossos.

Em algumas situações os profissionais já podem intervir, pois como os ossos da face não estão calcificados é possível ter avanço.

Também a criança com queixo para frente ou céu da boca estreito pode ser beneficiada neste período com o tratamento ortodôntico.  Ainda se não tiver necessidade de intervenção por aparelho, pode ser feito um acompanhamento da troca dentária nos anos seguintes.

Tipos de tratamento ortodôntico conforme idade

O problema maior é que muitas pessoas se preocupam com a estética quando vão usar aparelho ortodôntico, inclusive os adultos. Para este público existem opções de tratamento que unem beleza com saúde bucal, como aparelho de porcelana ou contenção estética.

Já na da pré-adolescência (12 e 13 anos) é preciso optar pelos tratamentos ortopédicos. Neste caso é nessa fase que ocorre a troca dentária completa, onde aparecem os dentes permanentes na boca. Portanto é uma época recomendada para o uso do aparelho ortodôntico fixo.

Tem alguma dúvida sobre o aparelho? Deixe nos comentários e aproveite para agendar a sua avaliação.

Preencha seus dados e prossiga x