Importância da manutenção do aparelho ortodôntico

Atendimento por Whatsapp

Depois de fazer os exames, molde e, finalmente, colocar o aparelho, agora é só relaxar e aguardar o resultado aparecer, certo? Errado!

Se você já usa ou pretende usar aparelho, precisa saber que o sucesso do tratamento ortodôntico depende basicamente de 3 fatores: da habilidade do profissional ortodontista, da resposta do organismo e, principalmente, do comprometimento do paciente.

Entre os cuidados indispensáveis para que seus dentes fiquem alinhados e saudáveis, o mais importante é que você compareça regularmente às consultas de manutenção do aparelho ortodôntico. Sem elas, o aparelho não produzirá nenhum movimento sobre a arcada e, em consequência disso, você não terá resultados.

No texto de hoje, você vai conhecer a importância da manutenção do aparelho ortodôntico, todas as atividades realizadas em uma consulta e por que você não deve faltar a ela!

#1 Ativação do aparelho

Esta é, sem dúvida, a razão principal da importância da manutenção do aparelho ortodôntico.

Para que o tratamento seja seguro e produza o resultado esperado, a movimentação dos dentes deve acontecer gradativamente, sem esforçar a raiz ou a arcada. E é nas consultas de manutenção que o ortodontista ativa o aparelho, ao “apertar” os fios e incluir acessórios capazes de exercer a pressão adequada para movimentar e alinhar os dentes.

#2 Substituição de acessórios

Com o tempo, os acessórios que compõem o aparelho sofrem desgaste e param de fazer efeito, e então devem ser substituídos. Esse tempo depende do tipo de aparelho utilizado e, também, da resposta do organismo do paciente, e é o que vai determinar o intervalo entre uma consulta de manutenção e outra.

Em geral, para manutenção dos aparelhos ortodônticos fixos comuns, as consultas acontecem a cada 30 dias, mas é seu ortodontista quem vai definir o intervalo ideal para o seu caso.

As borrachinhas coloridas, responsáveis por prender os fios metálicos aos braquetes, são substituídas em todas as consultas, para preservar sua funcionalidade, evitar o acúmulo de placas bacterianas e, por que não, para deixar o sorriso mais bonito e divertido. Já os fios metálicos são substituídos conforme necessidade, inclusive por fios de outras espessuras.

#3 Troca de peças danificadas

De forma natural ou por falta de cuidados, algumas peças do aparelho ortodôntico podem danificar ao longo do tratamento e devem ser substituídas para que continuem exercendo sua função.

Os fios e os braquetes podem soltar ou quebrar, especialmente se o paciente tiver o hábito de escovar os dentes com muita força ou comer alimentos muito duros, como caramelo, pé de moleque e torresmo.

Às vezes, no entanto, o paciente não percebe que uma peça descolou ou quebrou e, por isso, a manutenção é extremamente importante: é nessa consulta regular que o ortodontista examina a integridade de todas as peças do aparelho.

#4 Avaliação da higiene

Quem usa aparelho sabe que os momentos de higiene são bem chatinhos, mas extremamente necessários. As peças coladas e posicionadas sobre os dentes dificultam bastante a limpeza e, por isso, os riscos de desenvolver cáries e outras doenças bucais aumentam durante o tratamento ortodôntico.

Na consulta de manutenção, o ortodontista faz uma breve avaliação das condições de higiene do paciente para assegurar que o tratamento não seja comprometido. Em conjunto, profissional e paciente podem planejar uma limpeza profunda no consultório algumas vezes por ano.

#5 Acompanhamento dos resultados

Muita gente não sabe, mas, antes de iniciar um tratamento ortodôntico, o profissional elabora um plano ortodôntico, que consiste em um planejamento de todas as etapas e resultados previstos ao longo do tratamento.

Durante as consultas de manutenção do aparelho ortodôntico, o profissional analisa, então, se as movimentações e prazos estão seguindo seu plano inicial. Caso algo esteja diferente do esperado, ele realiza os ajustes necessários.

Viu quantos procedimentos importantes são realizados na consulta de manutenção do seu aparelho? Não perca tempo e agende sua consulta agora mesmo pelo (51) 3093-1515 ou diretamente em nosso site!

Preencha seus dados e prossiga x