A importância de uma limpeza odontológica profissional

Atendimento por Whatsapp

A limpeza dentária profissional, também chamada de profilaxia dentária, é realizada por um dentista no consultório odontológico. Trata-se de um procedimento determinante para a saúde bucal e também para a beleza dos dentes e gengivas.

Mesmo com os cuidados básicos que devemos ter no dia a dia, a exemplo da escovação e do uso de fio dental e enxaguantes antissépticos, podem restar pontos de acúmulo de tártaro e placa bacteriana que passam despercebidos.

Por isso, a limpeza profunda feita por um profissional é tão importante. Ela deve ser feita semestralmente ou de acordo com a orientação do dentista responsável, e é a melhor forma de evitar o surgimento de doenças periodontais.

O que pode acontecer sem a limpeza

A falta de higienização oral correta pode levar à placa bacteriana, chamada de biofilme. Ela é como um filme transparente e viscoso aderido pelo dente, na maioria das vezes bastante próxima à gengiva.

Esses corpos biológicos liberam toxinas que provocam inflamação da gengiva, irritação e até mau hálito. A fase mais avançada desse acúmulo bacteriano é quando ele fica endurecido e se torna tártaro, podendo levar à gengivite. Quando isso acontece, as gengivas sangram com frequência e se tornam frouxas.

A atividade bacteriana que acontece dentro das bolsas geradas nessa doença reabsorve o osso que sustenta os dentes e deteriora as gengivas. A consequência são dentes móveis, que podem cair. Por isso é tão importante combater o tártaro, sem falar que seu acúmulo também afeta a estética do rosto, por causa da coloração amarelada que destoa do tom natural dos dentes.

Como é feita a limpeza dentária profissional

O básico não pode ser ignorado: garantir a escovação diária e correta (sempre após as refeições e antes de dormir), o uso de fio dental e de um bom enxaguante bucal sem álcool ajudam e muito a evitar a placa bacteriana e o tártaro.

Todavia, nada disso dispensa visitas frequentes ao dentista para fazer uma limpeza profissional. É neste momento que o dentista analisa sua saúde bucal e localiza possíveis pontos de acúmulo, sobretudo na face interna da arcada, que geralmente passa despercebido pelo paciente.

A limpeza profissional é feita através da raspagem do tártaro e do polimento da superfície dentária, que removerá a placa e as manchas. De modo geral, esse procedimento costuma ser confortável e indolor. Quem possui dentes sensíveis pode precisar da administração de um anestésico tópico antes do tratamento.

Esse procedimento é indicado tanto para quem possui dentes naturais quanto para quem utiliza próteses ou implantes dentários. A frequência e o método utilizado pode variar caso a caso, mas é crucial que o paciente faça uma avaliação com o dentista.

A importância da limpeza dentária profissional já foi comprovada em uma série de estudos e é extremamente importante para a saúde oral e, portanto, para o organismo.

Entre em contato com nossa equipe e marque uma consulta com um profissional. Será um prazer orientá-lo sobre suas necessidades.

Preencha seus dados e prossiga x