Aprenda a prevenir a inflamação da gengiva.

Atendimento por Whatsapp

Mantenha sua saúde bucal em dia e fique livre da gengivite

Aprenda a prevenir a inflamação da gengiva

 

A inflamação da gengiva, ou gengivite tem como característica o inchaço e outros sintomas como sangramento ao escovar os dentes, inclusive o mau hálito.

Pode ser algo simples, porém, se não for tratado corretamente pode causar até a perda dos dentes. Para saber como prevenir, confira nossas dicas para manter a sua saúde bucal.

O que é a inflamação da gengiva (gengivite)

A gengivite tem como sintoma a inflamação da gengiva. Quando não ocorre o tratamento pode evoluir para algo mais grave como a periodontite.

A periodontite pode causar a perda dos dentes, pois pode ocorrer o comprometimento dos tecidos.

Sintomas da gengivite

Normalmente existem alguns sintomas comuns, como a gengiva inchada, vermelha e bastante sensível. Além disso, é possível ocorrer sangramentos durante a escovação ou então durante a aplicação do fio dental.

A pessoa com gengivite também pode ter mau hálito e sentir um gosto ruim na boca. Nos casos mais avançados pode ocorrer a retração da gengiva e pus ao redor dos dentes.

Entretanto, nem sempre este problema de saúde bucal traz incômodo, portanto, muitas pessoas sofrem e nem sabem do problema. Geralmente eles apresentam conhecimento somente quando vão ao dentista.

Causas da gengivite

A causa principal do aparecimento é devido ao acúmulo de placa bacteriana em volta dos dentes. O principal motivo é higiene, em alguns casos pode ser causada por alterações hormonais.

Outras causas responsáveis são pelas doenças como câncer, diabetes e HIV e também o cigarro.

Prevenção da inflamação da gengiva

Para prevenir a inflamação da gengiva é necessário:

  • Mantenha uma higiene bucal adequada. Procure escovar os dentes pelo menos três vezes aos dias. Não deixe de fazer a escovação nas gengivas e a língua. Utilize o fio dental e um enxaguante bucal.

  • Tenha uma alimentação equilibrada, com consumo de vitaminas e minerais para combater a proliferação de bactérias. É fundamental consumir frutas, vegetais e grãos integrais. Ainda, evite consumo de doces, farinha branca e refrigerante, entre outros.

  • Evite o cigarro. O cigarro interfere no sistema imunológico e aumenta o risco de desenvolvimento das doenças na gengiva.

  • Faça consulta ao seu dentista. Procure fazer visitas periódicas ao dentista para garantir uma limpeza e prevenir a gengivite. Faça também uma limpeza a cada 6 a 12 meses, para remoção da placa bacteriana.

Caso você observe os sintomas da gengivite não deixe de ir ao seu dentista para iniciar o tratamento. Se você possui outra dúvida sobre a inflamação da gengiva, deixe nos comentários ou agende uma avaliação.

Preencha seus dados e prossiga x