A ingestão de guloseimas requer cuidados

Atendimento por Whatsapp

A ingestão de chocolate e doces requer cuidados de higiene bucal, pois podem gerar consequências grave para a saúde bucal dele.

Barras de chocolate Foto gratuita

No domingo de Páscoa, é comum que as crianças ganhem dos pais, avós, tios e amigos da família uma grande quantidade de chocolates, doces e balas. Mas você sabia que esse excesso de guloseimas, junto com a falta de cuidados de higiene bucal na infância, pode causar grandes danos aos dentes de seus filhos?

Consequências da ingestão de guloseimas

O açúcar dos doces e chocolates, quando são ingeridos, se adere ao esmalte dos dentes. Assim, quando ele não é removido, este açúcar alimenta as bactérias da boca, formando ácidos.

Com o tempo e a falta de cuidados, estes ácidos atacam a superfície dos dentes, causando desmineralização e corrosão do esmalte, podendo chegar até às camadas mais profundas dos dentes. Isso pode causar dor, infecções e até mesmo a perda deles.

A situação é pior ainda no caso das crianças, quando elas são expostas a um consumo excessivo de açúcar. Além da falta de uma higiene bucal adequada.

A placa bacteriana e as cáries afetam os dentes de leite. Devido a isso, acaba prejudicando a formação e alinhamento dos dentes permanentes.

Sem falar que a perda de um ou mais dentes de leite, em função das cáries, deixa seu filho mais exposto aos apelidos e brincadeiras maldosas na escola. Isso pode acarretar em consequências para a autoestima dele.

Prevenção sempre!

Mas calma! Não precisa banir os doces e chocolates da vida das crianças para sempre. O mais importante passo para manter a saúde bucal delas sempre em dia é a prevenção.

O hábito de escovar os dentes todos os dias, após as refeições, bem como usar o fio dental do jeito correto, deve ser ensinado aos seus filhos o mais cedo possível. Mantenha um horário regular para as refeições (café da manhã, almoço e jantar) e entre elas, procure oferecer mais frutas e água para as crianças.

Deixe os chocolates, doces e biscoitos apenas para de vez em quando. Além de incentivar as crianças a escovar os dentes sempre depois que consumir estas guloseimas.

Também é muito importante levar seus filhos ao dentista desde cedo, para exames de avaliação.

Portanto, além das orientações a respeito dos cuidados de saúde bucal, é ele quem vai verificar possíveis problemas e dar a eles o melhor tratamento para cada caso. Assim, seus filhos terão um sorriso bonito e sadio por muitos anos. E que vai brilhar nas fotos de todas as Páscoas!

Preencha seus dados e prossiga x