Limpeza de dente profissional: quando fazer?

Atendimento por Whatsapp

Também chamado de profilaxia, a limpeza de dente profissional é procedimento importante para uma saúde bucal em dia.

Há quanto tempo você não visita um cirurgião dentista? Se sua resposta for superior a seis meses, já é hora de pegar o telefone e ligar para a Clinodente. “Eu escovo os dentes e passo fio dental todos os dias”: muito bem! Uma boa rotina de higiene bucal é essencial. Mas não é o bastante. 

A limpeza de dente profissional, também conhecida como profilaxia dentária, é muito mais profunda, realizada com instrumentos e produtos específicos, encontrados apenas nos consultórios odontológicos. O objetivo é limpar dente a dente, evitando doenças bucais e periodontais (relativas à gengiva). 

Mulher, obtendo, dental, check-up, em, clínica Foto gratuita

A cárie e a gengivite estão entre os problemas mais comuns de quem adia a consulta com o dentista. Por isso, um bom acompanhamento profissional evita enfermidades que podem acometer não só o sorriso, mas o organismo por completo. É melhor (e mais barato) prevenir do que remediar!

Quando fazer a limpeza de dente profissional?

O aconselhável é realizar a profilaxia a cada seis meses, em média. No entanto, este período pode variar a cada paciente. Se o seu cirurgião dentista diagnosticar que há um maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro, ele poderá indicar a necessidade de limpezas mais frequentes.

Como é feita a limpeza de dente profissional?

A primeira etapa geralmente é a tartarectomia. O profissional usa um aparelho chamado ultrassom para remover o tártaro que não sai apenas com escova e fio dental. Também podem ser utilizados instrumentos para uma raspagem manual nos locais afetados.

Posteriormente, é a hora do jateamento de bicarbonato de sódio. Sua função, além de remover a placa bacteriana e o tártaro, é polir e proteger os dentes.

Em um terceiro momento, o dentista faz uma escovação completa. A ferramenta utilizada é semelhante a uma escova de dentes elétrica, junto a uma pasta dental utilizada apenas em consultório.

Por fim, a limpeza de dente profissional é concluída quando o dentista aplica um flúor, que vai garantir frescor à boca e devolver minerais aos dentes.

Paciente mulher no dentista Foto gratuita

Todo este processo não tende a ser demorado – dependerá sempre da quantidade de tártaro e de placa bacteriana do paciente. E para quem tem medo, uma ótima notícia: o procedimento é indolor, embora algumas pessoas possam apresentar certa sensibilidade temporária.

“Saí do consultório. E agora?” 

Após a profilaxia dentária, você vai notar uma diferença incrível. Não há nada melhor do que sentir os dentes limpinhos!

Mas é preciso resistir às tentações. Para um resultado nota 10, procure não beber e comer por cerca de duas horas após a limpeza profissional. Desta forma, os produtos continuarão sendo incorporados aos dentes.

Você é responsável pelo seu sorriso

Se visitar o dentista regularmente é importante, manter os cuidados em casa também faz toda a diferença. Aliás, um cuidado não substitui o outro.

Em suma, escove os dentes após as refeições, use fio dental e cuide bem do seu sorriso. Ele é seu cartão de visita!

Ainda tem dúvidas? Contate a Clinodente e agende sua limpeza de dente profissional agora mesmo!

Preencha seus dados e prossiga x