6 dicas para manutenção do seu aparelho móvel

Atendimento por Whatsapp

O aparelho móvel requer cuidado especial do paciente

manutenção do aparelho móvel-clinodente

 

Muitos pacientes acham que o aparelho móvel é simples e não requer cuidados. Na realidade se enganam, pois é preciso seguir as orientações do ortodontista.

Como consequência é preciso manter a higiene, retirar, durante as refeições e protegê-lo quando for guardar. Para ajudar no e uso e manutenção veja nossas dicas.

6 cuidados com o aparelho móvel

O aparelho tem diversas funções, ele pode ser usado como contenção em um final de tratamento ortodôntico, guia de crescimento em crianças que apresentam um desenvolvimento da maxilar ou mandíbula errada. Mas também ele ajuda a expandir maxilas atrésicas. Em todo caso o item requer cuidados especiais, veja quais.

1 – Consultas regulares ao dentista

Independente do uso do aparelho móvel ou aparelho fixo é preciso visitar o seu dentista regularmente. Neste caso, o tempo varia de acordo com o seu problema, portanto, escute a orientação do seu ortodontista.

2 – Limpeza do aparelho móvel

A limpeza pode ser feita com a escova de dente e creme dental. Evite usar água quente, pois pode estragar a resina do seu aparelho.

manutenção do aparelho móvel-clinodente

3 – Tempo de uso

Existe modelos que não são necessários dormir, na realidade alguns podem exigir um uso de no mínimo 16 horas por dia e outros que devem ser usados apenas quatro horas. Caso tenha alguma dúvida do tempo pergunte ao seu  profissional.

4 – Cuidado com o aparelho móvel

Muitos pacientes perdem o aparelho, pois tem o hábito de colocar em algum papel quando retiram da boca. O recomendado é sempre carregar a sua caixinha ou estojo e colocar neste espaço.

5 – Bebidas quentes

Sempre que for consumir um líquido quente não deixe de tirar o aparelho. Este tipo de bebida pode deformar o material, assim como quando for se alimentar, retire o aparelho para não quebrar ou pigmentar a resina.

6 – Disciplina

Muitos pacientes ficam dias sem usar o aparelho móvel e isto prejudica o tratamento. Neste caso pode até aumentar o tempo de uso do acessório.

O recomendado é se você tiver qualquer problema ao tentar usar o aparelho e ele não encaixar, procure o seu dentista. Caso você tenha alguma dúvida sobre este tipo de aparelho, deixe nos comentários e aproveite para agendar a sua avaliação.

Preencha seus dados e prossiga x