Meus dentes estão tortos. Devo usar aparelho?

Atendimento por Whatsapp

Esta é uma pergunta muito comum nos consultórios dos nossos dentistas. Os pacientes chegam insatisfeitos com a disposição de seus dentes.

Geralmente tortos, eles atrapalham a mordida, geram problemas como bruxismo e, muito comumente, causam um enorme desconforto estético.

A resposta para essa pergunta é sim. O aparelho ortodôntico é, provavelmente, a melhor solução para corrigir o posicionamento dos seus dentes e melhorar a harmonia do seu rosto e do seu sorriso.

Dito isso, não podemos deixar de ressaltar que existem duas razões principais para um tratamento ortodôntico: uma delas é a motivação estética do paciente. A outra, é a indicação funcional dada pelo especialista em ortodontia, da qual não se pode fugir.

Para descobrir se você possui indicação de usar aparelho, é preciso, antes, fazer uma visita ao dentista para que seja feita uma avaliação clínica com muito cuidado. A partir dela, o profissional irá identificar se os seus dentes e a sua gengiva estão saudáveis, e também se existe alguma razão para esse tipo de tratamento. Se houver, ele partirá para a produção da documentação ortodôntica.

Se você possui algum incômodo estético, também precisa conferir qual a opinião do seu dentista. A indicação para você é de aparelho mesmo? E de qual tipo? Quanto tempo deve durar o seu tratamento para que possam ser alcançados os objetivos almejados?

O aparelho não vai comprometer ainda mais meu sorriso?

Temporariamente, sim, o aspecto estético da própria utilização do aparelho pode ser um entrave para sua colocação, e acaba impedindo muita gente de fazer o tratamento devido.

Contudo, não deveria. Os problemas que um aparelho podem resolver se agravam com o tempo, e você provavelmente se arrependerá de não ter passado um curto período da sua vida tratando algo que agora gera tanto desconforto.

Mas como funciona? Bom, o tratamento ortodôntico comporta estruturas nobres da parte óssea da mandíbula, como seu posicionamento em relação ao crânio, em uma área próxima do ouvido. O aparelho dentário age através dos ligamentos periodontais e do osso alveolar, que circula os seus dentes. Esse tecido insere o dente ao osso alveolar e é responsável por diversas funções, como a mastigação e a deglutição.

Quando forças são aplicadas aos dentes, por meio de diversos itens que fazem parte do tratamento ortodôntico, como os braquetes, fios e elásticos, o ligamento periodontal é estendido de um lado e comprimido do outro.

Essa força provoca a ativação dos osteoclastos e osteoblastos, que reabsorvem o osso na região de compressão e promovem a nova formação óssea na porção estendida. Esse fenômeno biomecânico é o responsável pela movimentação dos dentes na direção correta no tratamento ortodôntico.

Vou alcançar o objetivo almejado?

Para que o tratamento tenha eficácia, é necessária a colaboração do paciente. A higiene é fundamental, bem como o comparecimento às consultas ao profissional.

Esse tipo de procedimento é uma questão de qualidade de vida, sendo capaz de transformar o seu sorriso e proporcionar uma mastigação mais saudável.

Se você sente qualquer desconforto em relação à disposição de seus dentes, se acha que eles estão tortos, não hesite em procurar um profissional. Ser negligente com a sua saúde bucal pode trazer prejuízos a longo prazo.

Acha que é o seu caso ou possui alguma dúvida que gostaria de esclarecer? Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta.

Preencha seus dados e prossiga x