Mito ou verdade: tratamento de canal escurece o dente?

Atendimento por Whatsapp

Fazer um tratamento de canal sempre foi algo que assustou as pessoas. Há quem estremeça apenas de pensar na possibilidade de realizar o procedimento. Junto a isso vem uma série de dúvidas e também alguns mitos inventados pelo imaginário de quem não tolera a ideia de um tratamento de canal. Um deles diz que esse tipo de técnica leva ao escurecimento dos dentes. Mas o que nisso tudo é verdade?

Em primeiro lugar, é necessário entender o que é o tratamento de canal. Pois bem: trata-se de uma desinfecção da parte interna do dente, que se estende até os canais radiculares, na raiz dentária. Essa infecção, em sua origem, pode ter sido causada por cáries mal tratadas, trauma e fratura no dente ou necessidade de prótese. Diante desse tipo de situação, através do tratamento de canal é removida a parcela comprometida e, então, o dente é selado. Atualmente, é uma técnica capaz de recuperar muitos dentes que, de outra forma, seriam perdidos.

E quanto ao escurecimento?

Há uma série de razões pelas quais um dente pode mudar de cor. Entre as mais comuns os dentistas ressaltam os hábitos alimentares. O consumo excessivo de café, por exemplo, é uma das causas mais recorrentes. Outro motivo muito relatado é a forma inadequada de cuidar da higiene bucal.

Se existe a possibilidade de um dente escurecer após um tratamento de canal? Existe, mas a razão não é o tratamento em si. É que quando a pessoa já passou por esse tipo de procedimento, o escurecimento pode ocorrer, por exemplo, pelas causas que levaram ao tratamento, como necrose pulpar ou hemorragia. Além disso, se mal feito – com a utilização de produtos de má qualidade – o procedimento pode levar à pigmentação do dente.

O escurecimento é reversível?

Calma, se você fez um tratamento de canal que resultou em escurecimento, seu sorriso não vai ficar comprometido para sempre. Os especialistas da Clinodente destacam que a situação pode, sim, ser revertida.

Além disso, quando bem feito, o tratamento pode prevenir contra este tipo de acentuação na cor, por meio da realização de uma limpeza feita nos canais radiculares.

Negligenciar não é uma opção

Quando feito com um bom profissional, em um local de confiança, o tratamento de canal só tem benefícios a oferecer. Ignorar a situação e deixar de fazer o procedimento por receio de que o dente vá escurecer é a pior decisão que você pode tomar ao cuidar de sua saúde bucal.

Os riscos de deixar uma cárie permanecer são enormes e podem trazer problemas como febre e ou infecção bacteriana aguda. Se você for orientado a fazer o tratamento de canal, não negligencie a indicação e deixe que o dentista faça a remoção do tecido inflamado.

Se você não confia no profissional que lhe atendeu, ou se ainda não consultou com um bom dentista sobre a dor que sente, entre em contato com a nossa equipe. Buscaremos juntos a melhor alternativa para garantir a saúde e beleza do seu sorriso.

Preencha seus dados e prossiga x