O que Você Pode ou Não Comer com Aparelho Ortodôntico

Atendimento por Whatsapp

Acabou de colocar o aparelho e está achando lindo?  Mas já notou como os seus dentes estão mais sensíveis? É normal.

Mas acredite, na hora de se alimentar eles ainda vão te incomodar, pelo menos nos primeiros dias.

A fim de manter os dentes saudáveis e uma boa aparência, o cuidado com a alimentação é essencial. A partir de agora alguns alimentos devem ser evitados, conheça quais são eles e também quais estão liberados aqui neste post.

Aparelho-comida

O que comer:

Logo é posto o aparelho ortodôntico ou quando você faz a manutenção, os dentes ficam sensíveis e é quase impossível se alimentar sem sentir dor.  Considerando estes primeiros dias, opte por coisas fáceis de mastigar, como frutas bem picadas, por exemplo.

Geralmente, não pensamos se a refeição vai interferir na mastigação, mas neste momento vale a atenção em não sofrer na primeira mordida. Sopas, sorvetes, açaí ou fruta batida pode ser uma boa opção para você incluir no lanche da tarde.

Considerando os jantares ou almoços, uma boa opção é acrescentar na sua receita legumes e verduras bem cozidas, assim não vai ter tanto trabalho com a mastigação e vai ajudar durante o período de adaptação com aparelho ortodôntico.

O que não comer:

Essa pode ser a parte mais difícil do tratamento, deixar de lado (ou pelo menos diminuir a frequência de consumo) de algumas comidas.

Pipoca, amendoim, nozes, avelã (ou outros frutos secos) e pirulitos estão no topo da lista de coisas que você não pode comer.

Eles são capazes de quebrar um braquete ou danificar outra parte do seu aparelho ortodôntico. Frutas e legumes mais duros podem ser consumidos, mas é aconselhável cortar em pequenos pedaços. Evite morder uma maça inteira, por exemplo.

Da mesma forma os doces e bebidas gasosas devem ser evitados. O açúcar incluso consegue facilmente danificar seus dentes, criando um acumulo de alimentos e surgir ali uma cárie difícil de ser notada por conta do aparelho.

Alimentos pegajosos e com muitas fibras também são arriscados para quem está em tratamento dentário como o uso de aparelho. Eles ficam grudados no braquete e podem prejudicar o seu sorriso.

Lembre-se de manter higiene bucal em dia

O cuidado com a higiene bucal deve sempre ser prioridade, independentemente do uso do aparelho ortodôntico.

Mas a atenção deve ser dobrada depois do uso, principalmente com a escovação, já que os braquetes e outros acessórios podem dificultar a limpeza diária.

Cáries e outras doenças bucais são capazes de aparecer durante o tratamento e, em alguns casos, o paciente identifica somente após a retirada do aparelho ortodôntico, cuidado!

Então, durante o tratamento tenha cautela com a sua alimentação para evitar danificar o seu aparelho ortodôntico, bem como com a higiene bucal. Mesmo que sinta dor escove regularmente e use fio dental.

Com o objetivo de manter o seu sorriso ainda mais bonito temos algumas dicas de que cor escolher para a sua próxima visita ao dentista. Ficou com alguma dúvida? Fale com o seu dentista ou entre em contato para agendar uma visita.

Preencha seus dados e prossiga x