O uso de aparelhos ortodônticos pode causar problemas?

Atendimento por Whatsapp

Apesar de ser muitas vezes negligenciada, nossa saúde bucal é coisa séria e merece muita atenção. Se você possui problemas de alinhamento da arcada dentária, pode resolver isso tranquilamente com a utilização de aparelhos ortodônticos. Mas isso precisa ser feito de forma responsável. Caso contrário, acabará tendo problemas sérios.

Nos últimos anos, surgiram notícias de materiais utilizados para esse fim, como elásticos, borrachas e fios dentários, sendo comercializados pelas ruas ou em redes sociais, como se fossem acessórios de moda. Acontece que a utilização incorreta de aparelhos ortodônticos ou dos materiais envolvidos no tratamento pode causar danos de difícil reparação ou até mesmo irreversíveis na dentição e na arcada dentária.

Frente aos riscos oferecidos não só por materiais indevidos, mas também por aparelhos ortodônticos falsos sendo comercializados indevidamente, o Conselho Federal de Odontologia já divulgou alertas para que as pessoas não façam uso de nenhum produto desse tipo sem orientação de um cirurgião-dentista.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, todos os produtos utilizados em tratamentos que entram em contato com o corpo humano precisam obrigatoriamente passar pela sua regularização. O Código Penal também prevê pena para a comercialização de aparelhos ortodônticos falsificados.

Acompanhamento profissional

O tratamento ortodôntico altera a estrutura óssea, os dentes em si e a arcada dentária. Quando feito de forma profissional e com o devido acompanhamento, esses procedimentos deslocam a estrutura do dente para fazer com que ele fique na posição e no formato esperados. Como consequência, acontece um efeito colateral, uma espécie de reabsorção do dente, o que não causa problema nenhum e não interfere no bom andamento do tratamento, desde que seja controlado de perto.

É por isso que a utilização de aparelhos ortodônticos deve ser acompanhada do início ao fim, em todos os seus aspectos, por um profissional da odontologia. Caso a utilização seja feita por um tempo mais longo do que o indicado exatamente para o seu caso, por exemplo, a raiz do dente pode ficar retraída, fazendo com que o dente perca a sustentação necessária.

Mas uma série de outros problemas também está envolvida. Adquirir um aparelho ortodôntico sem orientação profissional pode parecer, à princípio, uma opção econômica. No fim das contas, sairá mais caro, já que você pode acabar fazendo o tratamento por mais tempo, provavelmente perderá todo o valor investido e ainda terá prejuízos na sua saúde e estética.

Nenhum material ou aparelho ortodôntico deve ser adquirido sem a orientação de um profissional devidamente capacitado. Se você acredita que precisa realizar o tratamento, vá em busca de um dentista especializado, que irá avaliar a sua situação e indicar qual o caminho mais indicado para o seu caso.

Se precisar de qualquer auxílio, a equipe da Clinodente está à sua disposição. Oferecemos tratamentos com aparelhos fixos metálico e estético, com aparelhos móveis e com aparelhos de contenção. Para saber mais sobre cada um, clique aqui. Mas não deixe de agendar uma consulta para avaliarmos o seu caso.

Preencha seus dados e prossiga x