Odontopediatria e a sua importância para as crianças

Atendimento por Whatsapp

A odontopediatria irá garantir que os primeiros dentes do bebê permaneçam saudáveis, livres de cáries e outras possíveis doenças dentárias e bucais.

O acompanhamento odontológico é necessário desde a gestação. A mãe precisa estar com a sua saúde bucal em dia. Depois do nascimento, é muito importante que ainda no primeiro ano de vida do bebê seja feita uma visita a um odontopediatra. É nesta consulta que os pais poderão fazer os devidos esclarecimentos sobre possíveis dúvidas e receber as indicações de cuidados para a saúde bucal da criança.

Orientações sobre a higiene bucal infantil

Uma boa higiene bucal precisa vir dos pais e começar junto à infância, para tornar-se um hábito.

Para as mães que estão amamentando ou utilizando mamadeira para alimentar seu filho, a orientação é para que incorpore algum tipo de regime de higiene dental. Por isso, antes mesmo que os dentes nasçam é fundamental fazer a limpeza da gengiva com gaze ou um lenço umedecido bem macio.

A partir do momento em que a dentição nasce, também deve ser mantida bem limpa. Neste caso, vale lançar mão de ferramentas adequadas para isso, como uma escova de dentes específica para a idade, com a cabeça menor para a boca da criança.

A primeira consulta

Você deve levar seu filho a uma primeira consulta com o odontopediatra por volta dos 4 meses de idade. Ele poderá, assim, manter os dentes da criança limpos e saudáveis, removendo o acúmulo de placa e restos de alimento que possam estar presos nos dentinhos.

Esse é um passo fundamental do cuidado com a saúde do bebê, porque irá impedir o crescimento de bactérias com potencial para desencadear outras doenças, como a cárie ou a inflamação do tecido gengival.

As consultas precisam ser periódicas a partir daí. Tente fazer com que cada ida ao dentista seja vista pela criança como um momento agradável, uma aventura pela qual ele será recompensado.

O especialista em Odontopediatria poderá orientá-lo sobre como manter uma rotina de cuidados bucais em casa. De modo geral, as sugestões ensinam a forma correta de utilizar o fio dental e escovar os dentinhos, tão delicados nessa fase.

Outro ponto importante a ser discutido também com o odontopediatra são os hábitos alimentares das crianças e as maneiras de proteger os dentes e a gengiva. De modo geral, é recomendado que os pais evitem alimentos ricos em açúcar e amido para as crianças.

Também é importante saber que ela nunca deve dormir enquanto mama, ou com suco ou leite na mamadeira.

Os primeiros dentes do seu filho e a saúde deles são fundamentais, pois todos os estágios subsequentes do desenvolvimento virão daí.

A Odontopediatria oferece aos pais a segurança que precisam para manter a saúde das crianças em dia desde o seu nascimento.

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e agende um horário. Nossos especialistas odontopediatras atenderão a você e seus filhos com todo o cuidado do mundo. E só eles serão capazes de auxiliá-lo e garantir os cuidados corretos para a dentição dos pequenos.

Preencha seus dados e prossiga x