Saiba como fazer a criança parar de chupar chupeta

Atendimento por Whatsapp

Chupeta pode influenciar na saúde bucal e trazer problemas futuros

como parar-de-chupar-chupeta_Clinodente

A chupeta é considerada uma alternativa para manter os bebês calmos. Porém, este hábito pode desencadear um problema no sorriso e até entortar os dentes, deste modo é fundamental fazer a criança parar de chupar chupeta.

O acessório é útil, pois tem capacidade de tranquilizar a criança, mas o que as mamães de primeira viagem não sabem é que pode fazer mal para saúde bucal na infância.

Além disso, de acordo com os dentistas, o mesmo é válido para os filhos que vivem com o dedo na boca. Para entender e saber se o uso da chupeta pode atrapalhar os dentes da criança, tire suas dúvidas a seguir.

Dedo na boca e chupeta atrapalha a dentição

Apesar de muitos pais acreditarem que este é um hábito inofensivo, manter este costume após os três anos de idade pode influenciar na saúde bucal infantil.

Caso o hábito continue no período de troca de dentes de leite pelos permanentes é possível que a criança precise de um aparelho ortodôntico.

O indicado é interromper a prática e assim ao fazer a criança parar de chupar chupeta as alterações dentárias leves podem ser corrigidas com mais facilidade.

A suçção

Na realidade chupar chupeta ou dedo não é anormal, já que 60% a 70% dos bebês precisam desta sucção. Inclusive é natural que muitas crianças abandonem este hábito de forma espontânea até os quatro anos de idade.

O problema é quando o costume permanece. Neste caso os pais podem oferece a chupeta ortodôntica.

O que são as Chupetas ortodônticas

As chupetas anatômicas (ou achatadas ou ortodônticas) são recomendadas, pois adaptam a cavidade bucal da criança. Com ela é possível ter uma maior contato da língua com o palato durante a deglutição.

O disco plástico precisa ser côncavo e com perfurações, para que seja possível evitar o acúmulo de saliva e irritação da pele. Já o material da chupeta ortodôntica conforme especialista, deve ser o silicone, pois ele pode ser mais higiênico.

Uso excessivo da chupeta

Atenção ao uso prolongado que pode causar alterações na arcada dentária e consequências como inclinação dos dentes, mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior, dentes de cima projetados para frente, mudança na fala e no padrão de deglutição, além de alteração dos padrões respiratórios.

 

 

parar de chupar chupeta_clinodente

 

Como evitar e fazer a criança parar de chupar chupeta

O ideal é que depois que o bebê ou a criança estiver dormindo os pais retirem o item da boca. Uma opção é ensinar a criança, o tempo e o local que ela pode ser usada.

Quando estiver na hora da criança parar de chupar chupeta, fure a ponta da chupeta. Deste modo, quando ela for sugada a sensação não é mesma. No entanto, depois disso, evite inserir várias chupetas à disposição dos pequenos.

O recomendado é que a remoção seja gradativa e conversada com as crianças e principalmente sem ameaças e nem punições.  Caso a criança apresente resistência procure por um especialista.

Em todo caso ao eliminar o hábito é possível evitar o risco de problemas bucais, portanto, deve ser encarado como uma perda positiva. Compartilhe a informação com outras mamães que estão no processo de retirada da chupeta do seu bebê.

Preencha seus dados e prossiga x