Por que é importante fazer a manutenção correta do aparelho dentário

Atendimento por Whatsapp

No momento em que se decide iniciar o tratamento ortodôntico, é necessário ter em mente que o uso do aparelho irá modificar alguns hábitos (inclusive alimentares!) e itens da sua rotina.

Diferentemente das revisões odontológicas que costumam ser entre 3 ou 4 meses, o uso do aparelho passa a requerer que se tenha consultas mensais, nessas consultas, o ortodontista irá determinar o curso do tratamento com o aparelho ortodôntico a partir da resposta da movimentação dos dentes.

Nessas consultas será definido quais os ajustes necessários para se manter o correto andamento do tratamento. Além disso, se você usa aparelho convencional, é necessária a troca das borrachinhas que ficam nos brackets, pois nelas podem haver acúmulo de placa.

Tenha em mente que a manutenção correta do aparelho ortodôntico é a única maneira de garantir resultados satisfatórios para os seus dentes e manter a sua saúde bucal em dia!

Manutenção incorreta acarreta atrasos e custos extras para o tratamento

O primeiro passo no tratamento ortodôntico é a avaliação, nela o dentista avaliará em que classe o desvio os seus dentes se encontram e a partir disso é decidido qual o tipo de tratamento seguir para corrigi-lo.

Ao avaliar um caso, o dentista realiza um planejamento para o tratamento. Esse planejamento é uma ideia de como se dará o andamento do mesmo, mas o dentista depende das consultas de manutenção para acompanhar a movimentação dos dentes e ter certeza que o tratamento está no curso correto.

Não comparecer às manutenções periódicas acarreta em atrasos para as rotinas planejadas e prejudica a garantia de um bom resultado.

De acordo com as respostas do organismo de cada paciente, o ortodontista também avalia mudanças a serem realizadas. Faltando às consultas, sempre se corre o risco de comprometer etapas importantes para seus objetivos estéticos.

Dessa maneira, o tratamento se torna mais longo e traz custos extras ao paciente. Seguir a agenda indicada pelo ortodontista também é uma maneira de economizar e evitar imprevistos!
cosmetic-dentistry-10

Manutenção incorreta causa complicações

Manter o aparelho tempo além do necessário pode comprometer toda a correção dentária já obtida.

Diferentes aparelhos têm diferentes funções; o uso prolongado de um aparelho fixo quando se deveria trocar por um de contenção, por exemplo, causa danos à arcada dentária e à estética dos dentes.

Uma das razões pela qual é vital o acompanhamento do dentista é que a preservação da higiene bucal do paciente só pode ser realizada através de exames. Os brackets dos aparelhos podem acumular resíduos de alimentos que precisam ser limpos e sua manutenção previne a formação de placas bacterianas, cáries e feridas.

A tecnologia vem trazendo opções para quem não tem tanto tempo de ir ao consultório, com aparelhos que exigem menos ajustes, mas a evolução do tratamento depende do comprometimento do paciente, e o tratamento só é possível com a interferência do dentista.

Para garantir bons resultados no tratamento ortodôntico, é necessário que o paciente siga as orientações de seu dentista. Consultas de ajustes devem ser realizadas mensalmente, enquanto as de rotina podem ser feitas a cada três ou quatro meses.

Para manter os dentes alinhados, bonitos e a boca saudável é necessário realizar a manutenção correta do aparelho ortodôntico. Consulte a clinodente. Somos especialistas no assunto e oferecemos as melhore soluções para a saúde dos seus dentes!  

Dica: Evite acessórios falsificados!!!

O uso de aparelhos não indicados por ortodontistas pode comprometer a saúde bucal e causar danos à estrutura dentária, podendo tornar dolorosas atividades simples como mastigar alimentos, além de trazer risco de queda e amolecimento dos dentes.

Outro fenômeno que vem acontecendo é a aplicação e uso de aparelhos dentários falsos.

Existem elásticos, borrachas e fios dentários que são vendidos nas ruas e usados como acessórios de moda e beleza.

Cuidado! Quando usados, esses materiais podem acarretar danos irreversíveis, entre eles: reações alérgicas, perdas ósseas, problemas de mastigação e até a perda dos dentes, portanto devem ser evitados a todo o custo.

Por isso, o acompanhamento de um dentista é sempre fundamental!

 

Preencha seus dados e prossiga x