Por que a saúde bucal das crianças é tão importante?

Atendimento por Whatsapp

Você toma todo cuidado para que a carteira de vacinação e todas as consultas de rotina de seu filho estejam em dia. Mas e quanto à saúde bucal das crianças? É fato que nossa saúde começa pela boca, e cuidar desse aspecto desde o início da vida é essencial.

A curiosidade dos pequenos não é novidade. Nos primeiros anos de vida, a experimentação tem força total. Tudo que é desconhecido, eles têm vontade de colocar na boca. Isso é normal, mas é necessário prestar atenção redobrada à saúde bucal das crianças a fim de evitar infecções e contaminações.

Mesmo os chamados dentes de leite precisam ser muito bem cuidados. Manter a boca de seu filho sempre limpa evita o mau hálito e o acúmulo de placa bacteriana.

Saúde bucal das crianças

O que é indispensável para a saúde bucal das crianças?

Antes de tudo, é preciso garantir visitas periódicas ao dentista. A primeira ida ao odontopediatra precisa ser feita antes do nascimento do primeiro dente de leite, ou seja, por volta dos 6 meses de idade.

A orientação é essa porque, antes de os dentes surgirem, há orientações que você precisa receber sobre a limpeza da cavidade oral. Isso irá evitar o desenvolvimento de cáries no início do surgimento da arcada dentária do bebê.

Nessa primeira visita ao dentista, ele irá avaliar a cavidade oral e fazer as orientações necessárias. Também é uma ótima oportunidade para que o profissional indica aos pais como cuidar da saúde bucal da criança, os modelos de escova mais indicados e também os melhores cremes dentais.

A partir daí, a recomendação é para que as consultas sejam feitas, no mínimo, de seis em seis meses. Além de prevenir doenças, o dentista poderá acompanhar o desenvolvimento dos dentes e os cuidados com a boca da criança, se há possíveis sangramentos na gengiva, se algo está dificultando ou prejudicando a mastigação, se algum dente está com cárie e se eles estão crescendo da forma correta.

Escovação das crianças

Quanto à escovação, a recomendação é a mesma dos adultos: deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia, sempre após as refeições. Também é4+ indispensável o uso do fio dental, que removerá restos de alimentos que ficaram entre os dentes, e do flúor bucal.

Também é preciso fazer a correta higiene após a mamadeira. Escovar os dentes depois desse momento evita o aparecimento da cárie da mamadeira, problema gerado pelos resíduos do leite que ficam na boca dos pequenos.

Não seguir essas orientações básicas é um risco para a saúde bucal. Você estará deixando seu filho sob o risco de uma contaminação ou proliferação de bactérias, que têm potencial de causar inflamações sérias.

Além disso, é muito importante ensinar pelo exemplo. Orientar seu filho desde cedo sobre o correto cuidado com a saúde bucal é sinônimo de uma rotina saudável e um desenvolvimento estético ideal.

Já marcou as consultas de rotina de seu filho? Entre em contato com nossa equipe e agende. Temos os melhores profissionais para orientá-lo sobre os cuidados com a rotina de cuidados bucais do seu filho.

Preencha seus dados e prossiga x