Qual a importância do clareamento dental no consultório?

Atendimento por Whatsapp

O clareamento dental é um dos serviços odontológicos mais desejados. Muitas pessoas sonham com um sorriso branquinho, digno de elogios por onde quer que se passe. Não à toa, nos últimos anos surgiu toda sorte de procedimentos – alguns, inclusive, bastante arriscados. Afinal de contas, estamos falando de saúde, e tratar esse tipo de procedimento de forma irresponsável pode comprometer a sua. 

A cor dos dentes pode ser alterada ao longo da vida por uma série de fatores: má escovação, acúmulo de resíduos, envelhecimento, infiltração de substâncias corantes, entre outras. Mas por que é importante realizar esse procedimento em um consultório? Será mesmo necessário? 

Linda garota jovem na cadeira do dentista. a seleção da cor dos dentes Foto Premium

Riscos do clareamento dental sem indicação de um profissional

Desde de 2015, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mudou as regras para a comercialização de clareadores dentais. A partir de então, produtos que contenham concentração acima de 3% de peróxido de hidrogênio, presente ou liberado a partir de outras substâncias, só podem ser comprados com a apresentação de prescrição profissional. O motivo é crucial: o risco que esse tipo de produto pode oferecer se administrado sem orientação profissional. 

Ainda segundo esclarecimento da Anvisa, a utilização sem orientação profissional pode levar à sensibilidade dentária, alteração da superfície do esmalte dentário, alterações pulpares, dano periodontal e absorção radicular. Essa é a razão da contra-indicação da realização do tratamento fora do consultório. 

É muito frustrante estar em busca de um sorriso bonito e acabar com problemas sérios de saúde bucal. Apenas um dentista em uma clínica especializada pode orientar corretamente o clareamento dental.

Clareamento caseiro

Se tratando de clareamento a gel, é necessária a utilização de moldeiras, dispositivos flexíveis nos quais o gel clareador é depositado e, depois, encaixados nos arcos dentais. Esse item, segundo nossos especialistas, também precisa ser recomendado por um especialista após uma atenciosa consulta de avaliação. Apenas o dentista pode definir o tamanho perfeito da moldeira, o nível de gel, o tempo necessário de tratamento e os cuidados de rotina indicados para o caso de cada paciente.

Todos esses detalhes e outras variáveis envolvidas em formas diferentes de clareamento dental partem de uma avaliação rigorosa que leva em consideração o estado atual dos dentes, a idade do paciente, histórico de saúde bucal, hábitos de higiene e outros. O clareamento em si não se refere à quantidade de produto aplicado, mas sim à forma como ele será feito. Por isso, a orientação profissional não é dispensável de forma alguma. Cada pessoa possui um limite em relação ao tom que chegará. Se esses índices forem ultrapassados, a saúde bucal do paciente pode estar em risco, conforme esclarecem nossos especialistas.

Sempre quis ter dentes mais brancos? Que tal colocar nas suas metas para 2020? Afinal de contas, investir em saúde e bem-estar estético sempre é uma boa ideia. Quer uma avaliação? Agende agora mesmo uma consulta com nossos dentistas. Eles poderão checar todos os detalhes relativos a saúde e estética do seu sorriso e indicar o melhor procedimento, o período de tratamento para clarear seus dentes e o investimento necessário. Aguardamos seu contato

Preencha seus dados e prossiga x