Qual idade é recomendada para usar aparelho?

Atendimento por Whatsapp

É muito comum vermos adolescentes usando aparelho ortodôntico. Mas apesar de essa ser a faixa etária na qual mais costumeiramente se faz o tratamento, ela não é a única.

De acordo com orientações da Associação Americana de Ortodontia, todas as crianças devem fazer uma avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. Porém, dependendo da gravidade do caso, a utilização de aparelho dentário pode começar ainda antes disso.

Quando a criança é muito nova, o problema costuma ser a paciência exigida pelo tratamento. Mas, em via oposta, algumas até pedem para colocar aparelho. Isso acontece porque elas podem sofrer bullying na escola e em seu círculo social por terem os dentes desalinhados. Neste caso, é aconselhado também procurar um psicólogo que irá acompanhar o caso – além de, claro, comunicar a escola. Quanto à questão bucal, a avaliação de um especialista em ortodontia se faz necessária, porque essa criança pode ou não estar apta para a utilização do aparelho dentário.

Não existe idade ideal

Na verdade, não existe uma idade correta para começar o tratamento. O que importa dizer é que cada fase da vida exigirá cuidados diferentes. Quando estamos falando de crianças, os pais devem ficar atentos às cáries de mamadeira, por exemplo. Já no caso de idosos, é necessário tomar cuidado com algumas doenças comuns da idade, como a xerostomia, que traz a sensação de boca seca.

Os especialistas lembram que o uso e aparelho dentário não se limita a quem tem dentes desalinhados. Por volta dos 6 anos, quando tem início a primeira fase de troca da dentição, é indicado que seja feita uma análise, na qual será avaliado se existe, por exemplo, cáries, mordida de topo, mordida cruzada, hábitos disfuncionais, diastemas e também possíveis problemas na a estrutura óssea e a proporcionalidade dos ossos.

Geralmente, o especialista consegue intervir e corrigir os problemas ainda nesta fase inicial. Aliás, a idade acaba sendo uma vantagem, já que os ossos da face ainda não estão 100% calcificados. Isso ajuda a alcançar excelentes resultados. E caso não seja necessário o uso de aparelho dentário, o paciente segue sendo acompanhado pelos próximos anos até estar com a arcada dentária definitiva.

Preocupações estéticas

É possível colocar aparelho dentário mesmo após adulto? Claro que sim. Muitas pessoas, principalmente na adolescência e na fase adulta, se preocupam com os resultados estéticos do tratamento ortodôntico.

Manter o sorriso prejudicado por isso é desaconselhável e claramente não vale a pena. A boa notícia para quem tem essa preocupação é que a tecnologia trouxe muitos benefícios aos tratamentos ortodônticos. Hoje é possível passar por isso e alcançar o sorriso perfeito sem sofrimento e sem prejudicar a beleza do seu rosto.

Procure a ajuda de um especialista

Quer mais orientações sobre o momento ideal de começar o seu tratamento ortodôntico? Cada caso é um caso, e você precisa ouvir de um especialista qual a hora certa e o tipo de procedimento indicado para você – ou para seus filhos.

Entre em contato com a equipe da Clinodente e marque um horário com nossos especialistas que iremos avaliar o seu caso em detalhes.

Preencha seus dados e prossiga x