Respirar pela boca pode causar problemas dentários

Atendimento por Whatsapp

Nesta época de frio doenças respiratórias são comuns

 

dormindo-boca-aberta

 

 

Chegou o Invernos a estação mais fria do ano que inicia, hoje dia 21 de junho,  e junto vem o aumento do ar seco, poluição e a proliferação de vírus. Nestes casos pode contribuir para as infecções das vias respiratórias.

As infecções respiratórias dessa estação causam coriza, dores no corpo, tosse, febre e mal-estar geral.

Para quem tem o hábito de respirar pela boca, pode trazer estes malefícios ao organismo. As pessoas que tem este hábito podem desenvolver infecções respiratórias ou alergias.

Causas

Respirar pela boca pode causar problemas dentários

  • Rinite alérgica;

  • Aumento da adenoide;

  • Desvio do septo nasal;

  • Sinusites ou pólipos nasais;

  • Mal formações da face;

Problemas ao respirar pela boca

Neste caso o nariz é à entrada do ar e quando a pessoa tem a mania de respirar pela boca, pode causar:

  • Alterações da face e da oclusão dentária: Neste caso o fluxo aéreo natural precisa ser feito pela cavidade nasal. Quando isto ocorre desloca as estruturas;

  • Ronco e apneia do sono: Com as alterações faciais entre outros fatores, a via área fica obstruída durante o sono, causando o ronco e à apneia do sono.

  • Infecções das vias aéreas: O ar entra pela boca e não faz o processo pelo nariz, neste caso a garganta e o pulmão ficam fragilizados.

  • Cansaço: Ao respirar pela boca a pessoa pode sentir desconforto durante o dia e ter um sono ruim à noite.

Face adenoideana

As alergias causam obstrução do nariz e fazem a criança respirar pela boca.

Quem tem este habito acaba tendo alterações nos dentes, que se projetam para frente, o pálato (céu da boca) fica mais alto e o rosto se alonga. Este problema é chamado de face adenoideana.

Como consequência a hipertrofia das adenoides faz com que as crianças respirem pela boca, causando a alteração da face e dos dentes.

As principais características deste problema é o rosto alongado, dentes incisivos proeminentes, dentes agrupados, maxilar pouco desenvolvido, lábio superior curto, lábio inferior ressecado, narinas elevadas, palato arqueado e a boca entreaberta.

Agora que você sabe os problemas referentes ao inverno e quais as complicações que respirar pela boca pode trazer, tome cuidado. Caso você note alguns destes sintomas se oriente antes do problema agravar. Não se esqueça de comentar e compartilhar o post para alertar seus amigos.

Preencha seus dados e prossiga x