Cuidados com a saúde bucal dos idosos

Atendimento por Whatsapp

Aprenda a manter a saúde bucal no envelhecimento

 

saúde bucal de idosos_clinodente

 

No último dia 26 de Julho foi comemorado o dia dos Avós, então nada mais justo do que orientar a terceira idade sobre os cuidados com os dentes. A saúde bucal dos idosos também merece uma atenção especial, portanto, conforme envelhecemos é comum ter dúvida sobre a saúde oral.

Nesta idade é adquirido um conjunto de dentes permanentes, portanto é crucial cuidar deles o resto da vida.

Como manter saúde bucal na terceira idade

Neste caso é preciso cuidar dos seus dentes e fazer consultas periódicas com seu dentista para não haver perdas e durarem a vida toda.

Não importa a idade é possível ter dentes e gengivas saudáveis desde que a escovação seja feita três vezes ao dia com creme dental com flúor.

Ainda, não se esqueça de usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e ir regularmente ao dentista para que seja feito exames completos e limpeza. E lembre-se de ter cuidado no uso do palito de dentes.

Informações básicas sobre saúde bucal dos idosos

Mesmo com o uso da escova e fio dental é possível ter alguns problemas específicos. Na terceira idade é comum o uso de dentaduras, tomam remédios e apresentem problemas de saúde geral. Felizmente o dentista pode ajudar a lidar, veja como.

  • As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são comuns. Portanto, procure usar um creme dental que contenha flúor, use o fio dental e vá ao dentista regularmente.
  • A sensibilidade pode piorar, pois existe retração gengival que expõe áreas do dente que não tem proteção pelo esmalte dental.

Estes locais podem ficar doloridos quando são atingidos por alimentos e bebidas quentes ou frias.  Caso eles estejam muito sensíveis, use um creme dental apropriado. Se persistir consulte o dentista, pois pode ser cárie ou dente fraturado.

  • As pessoas mais velhas reclamam da boca seca com frequência. Isto pode ser causado devido aos medicamentos ou por distúrbios da saúde. Quando não é cuidado pode prejudicar a saúde bucal dos idosos.
  • Algumas enfermidades podem afetar a saúde da sua boca. Fale com o seu dentista sobre qualquer problema de saúde. Só o dentista poderá te ajudar.
  • A dentadura é comum em alguns casos, porém, precisa de cuidados especiais. Não deixe de seguir as instruções do seu dentista e se ocorrer qualquer problema marque uma consulta. Quem utiliza dentaduras definitivas precisa fazer exame bucal uma vez por ano.
  • As coroas e pontes são utilizadas para dentes danificados ou substituir dentes extraídos. Com o item é possível recobrir um dente. Além disso, ela fortalece a estrutura do dente e melhora a sua aparência.

A gengivite atinge todas as idades, mas especialmente em idade acima dos 40 anos. Ainda alguns fatores podem agravar como:

  • Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.

  • Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.

  • Higiene bucal inadequada.

  • Má alimentação.

  • Medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.

Neste caso as doenças gengivais são reversíveis no primeiro estágio, portanto é preciso diagnosticar. Procure fazer consultas periódicas e mantenha uma boa higiene bucal.

Deste modo, caso você tenha alguma outra dúvida sobre a saúde bucal dos idosos, deixe um comentário, ou agende uma avaliação.

 

Preencha seus dados e prossiga x