Sensibilidade nos dentes: sinais, causas e tratamento

Atendimento por Whatsapp

Você sofre com incômodo nos dentes ao tomar algo muito gelado ou comer algo muito quente? Às vezes, o simples fato de respirar ao frio causa dor? Embora sejam muito comum – afetam quase 60% da população adulta –, esses são sinais de que você está com sensibilidade nos dentes. Isso não é saudável e indica que você deve prestar atenção porque alguma coisa não está correta.

Quer saber mais sobre as causas desse problema e os tratamentos indicados? Siga conosco.

As causas da sensibilidade nos dentes

A sensibilidade pode acontecer por uma série de razões. A principal delas é quando se tem erosão do esmalte do dente; a outra, quando a gengiva se retrai. Na primeira situação, a lesão nessa espécie de capa dentária tira dela a impermeabilidade. Dessa forma, a dentina – que constitui a estrutura mais profunda do dente – passa a ficar exposta. Como ela é repleta de terminações nervosas, ao entrar em contato com temperaturas baixas ou altas emitem alertas que causam dor. Mas há outras situações.

Por exemplo, quando a causadora da sensibilidade nos dentes é a gengiva, é porque ela acabou sendo agredida por bactérias ou, até mesmo, por uma escovação feita de forma muito brusca. O resultado é uma retração na gengiva que, ao passo em que reduz seu tamanho, deixa exposta parte da raiz do dente, que não tem esmaltação. Nesse processo, a dentina se expõe, e passamos a sentir dor ao ingerir alto muito quente ou muito gelado, pelo choque térmico.

Os tratamentos para resolver o problema

Apenas um dentista com o devido conhecimento poderá avaliar caso a caso para informar qual o tratamento indicado. Isso porque a forma de tratar depende do motivo em questão e do nível de sensibilidade.

Uma das formas mais comuns de resolver o problema é a utilização de flúor durante o enxaguatório bucal. Essa solução é destinada a quem tem um nível baixo de sensibilidade.  A aplicação pode ser feita pelo próprio dentista. Aliás, às vezes isso é exatamente o indicado, para que se possa proteger os dentes.

Se a dor for reflexo indicativo de uma cárie, o profissional costuma utilizar flúor verniz. E há vezes que o tratamento é feito com laser, que permite a estimulação das mitocôndrias que fornecem energia e renovação celular. No momento em que essas células se tornam mais fortes, a sensibilidade é eliminada.

Outra indicação para quando é percebido um desgaste ou princípio de cárie são os cremes dentais dessensibilizantes. Eles funcionam como uma vedação aos canalículos, o que impede a dor. No entanto, vale destacar que a utilização indevida e sem orientação desse tipo de creme pode levar a outros problemas.

É muito importante que a avaliação do seu caso seja feita por um profissional habilitado. Evite procedimentos caseiros, já que eles podem trazer mais danos a sua saúde bucal do que uma melhora na sensibilidade. Entre em contato conosco e agende um horário com um profissional da Clinodente.

 

Preencha seus dados e prossiga x