Verdades e mitos sobre os dentes do Siso

Todos já ouviram falar sobre ele. O siso, também chamado de terceiro molar ou “dente do juízo”, nasce, na maioria das vezes, entre os 17 e os 25 anos.

Salvo exceções, a maioria de nós apresenta quatro deles: dois superiores – um direito e um esquerdo – e dois inferiores, também direito e esquerdo. Pode haver ausência de um, dois ou até de todos os sisos.

Há uma série de mitos e verdades envolvendo esses dentes e, por isso, preparamos esse texto para esclarecer alguns.

Todas as pessoas têm dentes do siso

É um mito. Algumas pessoas podem sim nascer sem o dente do siso. Em outras situações, ele pode até estar ali, mas isso não significa que sua erupção vá ocorrer.

Todo mundo precisa tirá-lo

Também é mito. A maioria dos pacientes não apresenta espaço suficiente para uma adequada erupção destes dentes. Nas situações em que o siso consegue erupcionar, geralmente está fora de posição ou nasce parcialmente. Esta situação leva a um quadro de cárie dental, doença periodontal ou infecção.

As dores provocadas por esses quadros podem ser bastante fortes, o que exige atendimento profissional para a remoção do dente.

Os sisos que não possuem apoio nos dentes da arcada oposta a ele podem crescer e se afastar dos dentes vizinhos, podendo ocasionar cáries e problemas periodontais, porque facilitam a retenção de alimentos. Além disso, também devem ser removidos para evitar um problema maior.

Contudo, caso haja espaço para o siso nascer sem prejudicar o alinhamento dos outros dentes, não há necessidade de ser extraído.

É possível saber de sua existência mesmo antes de ele nascer

Aqui temos uma verdade. É possível inclusive saber quantos serão, se causarão algum problema ou se poderão permanecer na boca. Para isso, o paciente precisa procurar o dentista, onde será realizará exames radiológicos a fim de diagnosticar a presença.

É importante que o diagnóstico seja precoce e que o estudo da remoção seja o quanto antes. A idade ideal para essa avaliação é a partir de 16 ou 17 anos, já que o aumento natural da dureza do osso vem com o decorrer da idade e características anatômicas da formação do dente.

O siso desalinha os demais

Sim, é verdade! Se não houver espaço o bastante na boca, pode acontecer, já que o siso empurra os demais dentes e prejudica a mordida e a estética do paciente.

Ele deve ser removido na adolescência

É mito! A idade de remoção depende muito da forma e da posição dos dentes. Claro, ela é mais comum na adolescência, mas é preciso avaliar cada caso individualmente.

A extração é mais fácil em pacientes jovens

Sim, verdade. Os sisos são mais fáceis de serem removidos quando a pessoa é mais jovem, já que as suas raízes não estão totalmente formadas, o tecido em torno do dente é mais macio e há menor chance de danos aos nervos presentes na área.

Ficou com dúvidas sobre os seus sisos? Marque uma consulta para avaliar o seu caso!

Compartilhe

Ilustração de calendário

Temos horários disponíveis!

Agende sua avaliação